carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Fórum debate a relação entre cidade, memórias e museus
cultura e diversidade
O fórum integra a 10ª Semana de Museus, que traz programação entre os dias 14 e 20 de maio


Quarto encontro do Fórum de Pensamento Crítico integra a programação da 10ª Semana de Museus e traz pesquisadores e museólogos para debate Como parte das comemorações da Semana de Museus, o Fórum de Pensamento Crítico debate a relação entre cidades, memórias e museus no dia 18 de maio (sexta-feira), às 17h30. Desta vez, o Fórum acontece no Salão Nobre do Palácio da Aclamação e terá na mesa o professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP, Ulpiano Bezerra de Meneses, o professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA, Eugênio Lins, e o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o museólogo Mário Chagas. A mesa será coordenada por Maria Célia Moura Santos diretora de museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

O fórum integra a 10ª Semana de Museus, que traz programação entre os dias 14 e 20 de maio e tem como tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”. A semana vai se concentrar tanto no crescimento dos museus e na construção de seu futuro quanto em questões como mudanças climáticas e os novos meios de comunicação eletrônica. Ao todo 37 espaços baianos irão promover eventos que valorizam a pluralidade cultural dos museus.

O museólogo Mário Chagas enfatiza que realização do Fórum de Pensamento Critico com a temática de museus será importante para avaliar os avanços e a importância do encontro de mesmo tema ocorrido no Chile em de maio de 1972. “A Mesa Redonda de Santiago do Chile por seu método de trabalho, por sua dimensão interdisciplinar, contribuiu para um deslocamento dos museus e para a adoção de uma perspectiva crítica no que se refere à relação entre museu e sociedade. Hoje, 40 anos depois, há o que comemorar?”, questiona o museólogo. Para o professor Eugênio Lins o tratamento do tema “Museus, memórias e cidades” é uma tarefa que exige a compreensão da complexidade dos conceitos que abarca. “A área abrangente de que trata o tema é assunto simultaneamente gasto e novo: gasto pelas múltiplas abordagens, e novo porque, sendo um conceito envolvente, se relaciona com praticamente tudo”, afirma.

O Fórum visa estimular debates sobre temas culturais através do olhar da cidade, visto que o Brasil é um país de ampla urbanização. Além disso, por ser ano de eleições municipais, o Fórum busca agitar a agenda política, chamando a atenção para o campo cultural. O Fórum do Pensamento Crítico é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA) em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan-BA). Com o intuito de debater questões referentes à Cultura e Cidades, o evento ocorre mensalmente até o final do ano. Também estão previstos encontros em cidades do interior do estado.

SERVIÇO : Fórum de Pensamento Crítico – “Cidades, Museus e Memórias”
Quando: 18 de maio 2012 - SEX – 17h30
Quanto : Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas)
Onde : Salão Nobre do Palácio da Aclamação - Salvador BA
Informações: (71) 3103-3269

Fonte : Cultura BA Gov (14/05/12 | 15H05 ) - maio 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br