carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Bate-Papo "Tirando de Letra - Parceiros da Biblioteca"
cultura e diversidade
Comemoração ao aniversário de 201 anos da Biblioteca


Na próxima quinta-feira, dia 31 de maio, a Biblioteca recebe algumas personalidades baianas para mais uma edição do bate-papo Tirando de Letra. Em comemoração ao aniversário de 201 anos da Biblioteca, o tema da vez é Parceiros da Biblioteca, onde os convidados falarão sobre sua relação com a Instituição, os livros e a cultura. O evento acontece a partir das 18h30, no Quadrilátero (térreo), em Salvador e tem entrada gratuita. No encerramento, a apresentação musical do cantor, compositor, percussionista e artista plástico baiano Peu Meurray.

CONVIDADOS : Peu Meurray
Músico, compositor, artista plástico e já tocou e gravou com grandes estrelas da música nacional e internacional como Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saul Barbosa, Simone Moreno, Pepeu Gomes e Daniela Mercury. Peu Meurray também possui o Espaço Cultural Galpão Cheio de Assunto, onde comanda o projeto sociocultural de reciclagem e oficinas de música, teatro e artes plásticas com crianças e adolescentes, e faz seus shows com convidados.

Vera Lacerda
Vera Lacerda - Mestre na cultura africana, historiadora, presidente e idealizadora do Bloco Afro e Banda Araketu e do Instituto Educativo e Cultural Araketu. Vera foi a primeira mulher presidente de um bloco em Salvador.

Vovô do Ilê Aiyê
Antônio Carlos dos Santos é Vovô desde os 9 anos de idade, quando apareceu na escola onde estudava vestindo um paletó. Desde então seu apelido virou referência de luta e resistência da causa negra. O filho de Mãe Hilda Jitolu desafiou estudos e estatísticas. Negro, pobre e sem curso superior, ganhou o mundo ao lado do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, do qual foi o fundador e atualmente é presidente. Em 2009 recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares.

Amélia Maraux
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e professora assistente na Universidade do Estado da Bahia. Atua no movimento feminista na Bahia, articulando projetos institucionais em parceria com os movimentos sociais de mulheres.

Isabela Silveira
Atriz formada pela Escola de Teatro da UFBA, Isabela é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas-UFBA, produtora com experiência na execução de projetos de várias linguagens e trabalhou na diretoria de Teatro da FUNCEB como assessora. Atualmente é diretora do Espaço Xisto Bahia.

Roque Araújo
Tem 73 anos - dos quais 53 dedicados ao cinema entre Salvador, Rio de Janeiro, Itália, São Paulo e a França. Participou de todas as produções cinematográficas realizadas por Glauber Rocha, além de Redenção (primeiro longa baiano), A Grande Feira, Tocaia no Asfalto, O Pagador de Promessas, Menino de Engenho, dentre outros. Glauber lhe confiou parte do último filme que produziu, A Idade da Terra (1980). Este material deu origem ao filme No tempo de Glauber (1986), produzido e dirigido por Roque Araújo.

Quando: dia 31 de maio 2012 - 18h30
Onde: Quadrilátero (Térreo) - Salvador BA
Quanto: Gratuito

Fonte : Biblioteca Pública FPC- 23 maio 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br