carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Baião de nóis abre celebração das culturas dos sertões no TCA
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)


Espetáculo mostra universo cultural dos sertões com a presença de grandes nomes da música nacional e homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião
Um grande espetáculo em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, constituído de atrações musicais diversas, eruditas e populares, será realizado no Teatro Castro Alves, no dia 05 de maio, às 20h. “Baião de Nóis” vai abrir a Celebração das Culturas dos Sertões. Os ingressos para o espetáculo serão trocados por um quilo de arroz e um de feijão a partir do dia 03 de maio na bilheteria do Teatro Castro Alves. Os alimentos serão enviados para a população de municípios baianos atingidos pela seca.

A direção musical do espetáculo está a cargo do maestro, compositor, arranjador e instrumentista João Omar, natural do sertão da Bahia e filho de Elomar, o autor da obra-prima “Chula no Terreiro”. “Sem dúvida, será um momento de descobrirmos qual é a voz do sertão baiano e de reunir nomes artísticos que tenham em suas trajetórias influências do sertão, como Xangai e Targino Gondim”, diz o maestro.
Uma orquestra montada segundo moldes das antigas gravações de forró, composta por 13 músicos, acompanhará os artistas convidados. O palco será dividido por consagrados nomes da música local e nacional, como Elomar, Xangai, Roze, Targino Gondim, Cicinho de Assis, Gereba, Carlos Pita, Joao Claudio Moreno, Fabio Paes, Coral do Mosteiro de São Bento e os atores Pisit Mota e Claudia Di Moura. Canções que retratam o sertão e trarão suas memórias para o público, como “Asa Branca”, “Peneirou Xerém”, “Águas do Sertão”, “História de Vaqueiros”, dentre outras. Além da musicalidade dos sertões, o espetáculo trará a diversidade de suas expressões culturais contadas pela encenação de dois personagens e com a composição de cenário e figurino.

O espetáculo de abertura pretende, assim, espelhar o universo cultural dos sertões através da música, marcando um reencontro entre o sertão baiano com outros sertões. Outros personagens essenciais para pensar os sertões serão lembrados no evento. “Além do centenário de Luiz Gonzaga, vamos também prestar homenagens ao vaqueiro, cujo ofício foi reconhecido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como bem cultural imaterial do Brasil”, revelou João Omar.
Após o espetáculo de abertura, a programação da Celebração das Culturas dos Sertões, continua no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, até o dia 09 de maio. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), tem como objetivo valorizar as culturas dos sertões e discutir sua importância para a formação da identidade cultural dos baianos. A programação conta com aula-espetáculo de Ariano Suassuna, encontro de estudos, feira de artesanato, sessão de autógrafos, desfiles e outros. O encerramento, em Feira de Santana, contará com o mesmo espetáculo de abertura.

Sobre João Omar
Natural de Vitória da Conquista, sertão da Bahia, maestro, compositor, arranjador e instrumentista, João Omar desenvolve desde peças para violão solo, quarteto de cordas, orquestra, coro, quanto canções. Tem trabalhado na produção operística, tanto em trabalhos de sua autoria como também em trabalhos de revisão, edição e apresentação de óperas de Elomar Figueira Mello, seu pai e um dos mais importantes compositores brasileiros. Premiado pelo Prêmio Sharp 98 como melhor arranjador, categoria regional. Desenvolve sua carreira independente com um estilo que busca a afirmação da cultura brasileira e da identidade sertaneja através da sua música de estilo regional e perfil erudito, com inspiração em elementos da cultura popular, reunindo elementos que traduzem muito da cultura ‘afro-nordestina’, a exemplo das composições ‘Nordestilhas’ e ‘Kalimbaião’, da pianista Maria João Pires – concerto para música brasileira.

Serviço Espetáculo “Baião de Nóis” – abertura da Celebração das Culturas dos Sertões Onde: Teatro Castro Alves - Salvador BA
Quando: 05 de maio 2012 - 20h

Ingresso mediante troca por dois quilos de alimento, sendo um quilo de arroz e um de feijão.

Fonte : Pelourinho Cultural (04/05/12 - 14:54h)- maio 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br