carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome




      


Arte e cultura marcam presença no 463º aniversário de Salvador
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


No dia em que completa 463 anos, baianos e turistas terão a oportunidade de participar de diversos eventos culturais, entre eles, um concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)
Baianos e turistas que estiverem em Salvador no próximo dia 29 de março poderão apreciar uma ampla programação oferecida pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em comemoração aos 463 anos da cidade. Entre os festejos, estão a exposição Salvador e Suas Igrejas, exibição do vídeo (Per)Cursos Patrimoniais e o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), além da cerimônia de premiação do Concurso Nacional de Ideias para Requalificação de Largos do Pelourinho, lançado em novembro de 2011.
Esta premiação é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA), visa requalificar os largos Quincas Berro D’Água, Pedro Arcanjo e Tereza Batista, situados no Pelourinho – Centro Histórico de Salvador. O evento acontece no Palácio Rio Branco, a partir das 10h. Durante a cerimônia, que contará com as presenças do presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade, e do diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, serão apresentados os cinco projetos classificados e o grande vencedor, desenvolvido pelo arquiteto paulista Arthur Mattos Casas. A exposição dos projetos ficará aberta ao público entre 30 de março a 30 de abril, no Solar Ferrão, Pelourinho.

OUTROS PRESENTES
Iniciando a programação alusiva ao aniversário de Salvador, a Fundação Pedro Calmon (FPC), apresenta a exposição Salvador e Suas Igrejas na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, onde aborda a influência da igreja católica na sociedade soteropolitana. A exposição, que teve início no dia 10 de março, pode ser vista até o dia 10 de abril, das 8h30 às 18h.
Já o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) realizará, no Museu Tempostal, no Pelourinho, entre os dias 27 de março e 5 de abril, a exibição do vídeo (Per)Cursos Patrimoniais – Centro Histórico de Salvador, e visitas mediadas à mostra Pelos Caminhos de Salvador. A exposição retrata parte da urbanização, crescimento e modernização da cidade. Constitui um grande apanhado de imagens e fotografias que mostram as diversas transformações ocorridas no tecido urbano da capital baiana, iniciadas em fins do século XIX. Através de uma leitura histórica, é possível conferir, também, as mudanças nos hábitos e costumes ligados à vida cotidiana. As visitas podem ser agendadas através do telefone (71) 3117-6383. O Museu Tempostal funciona de terça a sexta, das 10h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Ainda 29 de março, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), homenageia Salvador com um belíssimo concerto no Teatro Castro Alves. O evento contará ainda com a participação do Coletivo Poesia Além das 7 Praças e do ator baiano Jackson Costa, que farão performances poéticas no Foyer e na Sala Principal do teatro, declamando versos do poeta Castro Alves. O destaque fica para a Abertura Soteropolitana, uma homenagem do baiano Welington Gomes à capital baiana.
O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) dá continuidade ao projeto “Arte e Alegria no Ar”, (iniciado no dia 26/03) com o especialista em pipas, Eugênio Carmo de Mello, mais conhecido como Eugênio Pipa, que homenageia a cidade com uma série de oficinas que ensinam a construir e empinar pipas artísticas. Mini cursos estão abertos a crianças, adolescentes e idosos das comunidades do entorno do Pelourinho e de outras localidades de Salvador. As oficinas serão gratuitas e ministradas no Solar Ferrão, no Pelourinho, até o dia 28 de março, com turmas pela manhã e pela tarde.
No dia 29 de março, acontecerá o encerramento dos trabalhos “Arte e Alegria no Ar”, com o encontro de todos os participantes no Largo do Pelourinho, às 10h, para empinar cerca de 500 pipas de variados formatos e tamanhos. A intenção é presentear a cidade de forma lúdica, levando pelos ares os desejos de crianças, adolescentes e idosos na construção de uma Salvador melhor.

Fonte : Pelourinho Cultural (26/03/12 - 17:30h)- março 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br