carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Musical de cordel chega a Bahia em novembro
cultura e diversidade


O Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp, através de convite e parceria com o Memorial Lindembergue Cardoso da Escola de Música da UFBA, lançará em Campinas e levará a Salvador, de 15 a 20 de novembro, seu novo Musical: Encantos de Cordel.

O Musical é protagonizado pelos alunos do Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp, patrocinado pela Petrobras (REPLAN), que com a inclusão de conteúdo histórico objetiva apresentar ao público as obras eruditas e populares do eminente Maestro baiano Lindembergue Cardoso além de realizar justa homenagem ao centenário do nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento (o Rei do Baião). Um musical que nos leva pelas páginas de um grande Cordel Cênico a uma viagem através do Nordeste, partindo da animada Feira de Caruaru, passando pelo litoral com seus jangadeiros e cirandas, pelo sertão com o cangaço, boiadeiros e rendeiras, ao som de canções do sertão, maracatus, aboio e reisados dos bumbas, capoeiras e romarias, e que nos conta a história de amor entre o marinheiro da canção “Timoneiro” e a filha do jangadeiro, Lia, da canção “Ciranda”.

São as várias faces do Nordeste contadas e cantadas em versos de Cordel entre dois repentistas, um deles interpretando o próprio Lindembergue Cardoso, por uma viagem lúdica através do imaginário popular do folclore, que inclui muitos fatos reais da vida deste compositor. O desfecho da história acontece em Salvador na Bahia de todos os Santos, passando pelo céu de Santo Amaro, na confluência de raças, tradições, história e imaginação que o universo do Cordel nos permite realizar.

15.11 – QUI - 20h - Teatro Dona Canô – Santo Amaro BA
16.11 - SEX - 16h e 20h - Centro Cultural Plataforma – Salvador BA
19.11 - SEG - 19h30 – Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Salvador BA
20.11 - TER - 11h - Auditório da Reitoria da UFBA – Salvador BA
20.11 - TER - 20h – Teatro Sesc-Senac – Pelourinho – Salvador BA

PROJETO CANARINHOS DA TERRA - UNICAMP
O Instituto Cultural Canarinhos da Terra, é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1996, mantenedora do Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp.

 

Recebeu a MEDALHA CARLOS GOMES, que é outorgada aos destaques culturais da cidade de Campinas, obteve a condição de Entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual Representou o Brasil e América Latina no “XXX Congresso Internazionale de Pueri Cantores” realizado em Roma no ano 2000, tendo sido recebido em Assembléia pelo Papa João Paulo II.

Desde 2003 desenvolve Projeto de Responsabilidade Social, com foco em música e cultura da Infância e Adolescência e firmou parceria operacional com a Universidade Estadual de Campinas implantando a Primeira Escola Coral da América Latina. Este Projeto de Integração Social através da Cultura e da Música com foco na formação musical em desde o nível Básico até o nível Técnico-Profissionalizante tem seu acesso aberto e totalmente gratuito.

Desenvolve atualmente 2 programas Educacionais atendendo cerca de 700 alunos, crianças e jovens entre 6 a 18 anos de idade, das escolas públicas de campinas e oriundas de famílias com menor poder aquisitivo. Destaques e Premiações do Projeto: Prêmio Pontinhos de Cultura 2008 e 2010, selecionado como Ponto de Cultura do Estado de São Paulo 2009, vencedor no Mapa Cultural do Estado de SP (fase municipal) 2009, Prêmio Areté 2010 – Eventos em Rede (com a Ação Cultural Concertos de Primavera)

LITERATURA DE CORDEL - CARNAVAL
confira aqui


Fonte : Secult BA (30/10/12 | 13H10) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br