carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Leituras Públicas – Cacaso, poesia e música
cultura e diversidade
Apresentação da obra do poeta Cacaso na Biblioteca


“Leituras Públicas – Cacaso, poesia e música” apresenta poetas baianos recitando Cacaso e show da cantora Rosa Emília. O evento acontecerá no próximo dia 23, às 19h, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado (Barris), em homenagem ao poeta e compositor mineiro. Cacaso estudou Direito, mas formou-se em Filosofia. Foi professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira na PUC-RJ e na UFRJ. Antes disso, ele já se destacava como autor alternativo, alinhando-se ao movimento de poesia marginal, que fervilhava no Rio de Janeiro, nos anos 1970, e que revelou nomes como Charles Peixoto e Chacal, entre outros, numa prova de resistência cultural aos anos de chumbo da ditadura militar. O poeta também foi um dos mais notáveis letristas da Música Popular Brasileira, tendo escrito composições como Lero-lero, Face a Face, Dentro de mim mora um anjo, dentre outras. Entre seus parceiros musicais, Toquinho, Tom Jobim, Jards Macalé, Edu Lobo, Francis Hime, Sivuca, João Donato, Danilo Caymmi e João Bosco.

Em seu show, Rosa Emília, última companheira de Cacaso, falecido em 1987, contará com a participação do mineiro Sérgio Santos no violão. Ela interpretará algumas composições do poeta, em parceria com renomados compositores da MPB, e também dos seus cinco discos. Rosa mora na Itália desde 1989, onde já trabalhou com artistas como Fabrizio de André, Renato Sellani, Cristiano Verardo, Carlo Fava, Silvio Damico, Massimo Morricone, entre outros. No momento, lança seu mais novo CD “Álbum de Retratos – Cacaso, Parceiros e Canções”. O disco conta com as participações especiais de Joyce, Sueli Costa, Nelson Ângelo, Sérgio Santos, Zé Renato, Olívia Byington, Nando Carneiro e Filó Machado, todos parceiros de Cacaso.

As ”Leituras Públicas” são uma iniciativa da Diretoria do Livro e da Leitura – DLL, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA. O mesmo segue até o mês de março de 2013, com datas, autores e mediadores já definidos. A entrada é gratuita. O projeto acontece uma vez por mês, apresentando sempre um ou mais autores que leem trechos de suas obras.

QUANDO : 23 de novembro 2012 - SEX - 19h
ONDE : Quadrilátero (térreo) - Salvador BA
QUANTO : Gratuito


Fonte : Secult BA (19/11/12 | 11H11) - novembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br