carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Filhas de Olorum abre temporada de ensaios
bastidores da folia
Com o tema “Tamanho não é documento”, bloco mostrará a importância dos afoxés durante o Carnaval 2013


Um dos blocos afro mais tradicionais do Carnaval da Bahia, o afoxé Filhas de Olorum iniciará a sua temporada de ensaios pré-momescos neste domingo (14), a partir das 13h, no Largo Jubiabá, Centro Histórico. O convidado deste primeiro ensaio será o Ras Ciro Lima e banda. Fundado em 20 de novembro de 1998, o Grêmio Comunitário Cultural e Carnavalesco Filhas de Olorum é uma das principais entidades de resistência negra da Bahia. O bloco há seis anos é contemplado no Carnaval Ouro Negro, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa e apoiado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, que tem o objetivo de fomentar e valorizar as culturas afro-brasileira e indígena durante o carnaval. Para a folia de 2013, o afoxé Filhas de Olorum escolheu o tema Tamanho não é documento para homenagear todas as agremiações consideradas nanicas, mas que são de grande relevância para a difusão da cultura negra da Bahia.

“Somos menores, mas temos a mesma importância cultural que blocos como os Filhos de Gandhy, por exemplo. Estamos nos fortalecendo como o apoio do Governo do Estado, através do projeto Ouro Negro, que está contemplando a todos, independente do tamanho, por isso escolhemos esse tema para o carnaval 2013. Temos que reafirmar a nossa importância o tempo inteiro, principalmente durante o carnaval”, disse Jorge Ribeiro, o Bob Baiano, um dos fundadores do bloco.

Durante o carnaval, as cores das vestimentas dos participantes do afoxé Filhas de olorum são representadas pelas cores vermelho e branco, fazendo referência a Xangô Airá, orixá da Justiça e da Alegria. Os afoxés, popularmente conhecidos como candomblés de rua, são manifestações da cultura afro-brasileira que se originaram nos espaços sagrados das religiões de matriz africana, caracterizando-se pela musicalidade dos toques dos atabaques, agogôs e xequerês, além de utilizar as tradicionais vestimentas e danças dos ritmos do ijexá.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.


SERVIÇO : Ensaio do Afoxé Filhas de Olorum
ONDE : Largo Jubiabá (rua do passo, próximo à escadaria do “Pagador de Promessas”) - Salvador BA
QUANTO : Entrada Gratuita

dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro 2013 - 13h
dias 02, 09, 16, 23 e 30 de dezembro 2012
dias 04, 11, 18 e 25 de novembro 2012
dias 14, 21 e 28 de outubro 2012


Fonte : Texto & Cia - Centro de Culturas Populares e Identitárias Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
outubro 2012 à janeiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br