carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


6ª Primavera dos Museus com música, dança e teatro
cultura e diversidade
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura),


Entre 21 e 30 de setembro, unidades vinculadas à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e instituições parceiras promovem a 6ª Primavera dos Museus com o intuito de sensibilizar a sociedade para a função social destes espaços, tema do evento para o ano de 2012. Durante nove dias, públicos de todas as idades terão a sua disposição uma vasta programação gratuita que inclui apresentações de corais, de dança, música, teatro e teatro de fantoches, exibição de documentários e vídeos infantis, visitas mediadas, exposições, fórum de discussão, mesas redondas, palestras, contação de histórias e oficinas de reciclagem, dança e construção de instrumentos musicais. A programação completa está disponível no blog dimusbahia.wordpress.com
A abertura do evento acontece no dia 21 de setembro, a partir das 15h, no Palácio da Aclamação, com a realização da 4ª edição do projeto Casulo de Artes Inclusivas. A atividade, que tem como tema o centenário de Jorge Amado, celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No Jardim do Palácio, cordelistas e grupos de teatro, música e dança farão apresentações inspiradas nas obras do escritor baiano, a exemplo de Mar Morto e Gabriela, Cravo e Canela. Às 18h, a Arena Companhia de Artes promoverá, no hall do Palácio, o concerto operístico Poèmes Harmoniques, composto por músicas eruditas francesas.
O debate sobre acessibilidade e inclusão também se destaca na programação do dia 26. A partir das 9h, o Museu Eugênio Teixeira Leal sedia o Fórum de Acessibilidade em Museus – Autodefensoria e Empoderamento. O evento irá discutir os principais problemas de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência nos museus. Na ocasião, haverá exposição fotográfica do grupo Libras em Foco e apresentação do grupo Passos de dança inclusiva (SESI). Às 16h, no Solar Ferrão, ocorrerá a exibição do documentário “Olhares”, sobre acessibilidade a espaços culturais, com participação dos diretores, Felipe Mianes e Mariana Baierle. Interessados em conhecer as obras do ceramista Udo Knoff através do toque poderão participar da visita mediada “De olhos bem vendados” no Museu Udo Knoff. O agendamento pode ser feito através do telefone (71) 3117-6389.
No dia 27 de setembro, às 17h30, no Salão Nobre do Palácio da Aclamação, haverá a abertura do Ciclo de palestras – Palácio da Aclamação 100 anos, atividade promovida em comemoração ao centenário da transformação do antigo Palacete dos Moraes em residência oficial dos governadores da Bahia. A arquiteta e mestre em História Social, Maria do Socorro Targino, irá ministrar a palestra “A expansão urbana da cidade de São Salvador (final do século XIX e início do século XX)”. O Ciclo de palestras segue até dezembro, com uma apresentação em cada mês.
O evento “Leituras sobre Arte Contemporânea na Bahia” leva ao Cinema do MAM no dia 28 (sexta), às 15h, a pesquisadora e mestre em artes visuais, Priscila Lolata, para falar sobre obras de artistas baianos que se distanciam das imagens da Bahia presentes nos cartões-postais. No Palácio da Aclamação, às 16h, o Sarau Cultural reúne nove grupos artísticos. Dentre as atrações, está a Orquestra Museofônica da DIMUS, com a apresentação das Máscaras que Tocam, coordenada pela etnomusicóloga, Emília Biancardi. Entre sexta e domingo (30), das 10h às 19h, o Palacete das Artes saúda a chegada da primavera com a sua tradicional Feira de Orquídeas.
A 6ª Primavera dos Museus foi construída pela DIMUS em parceria com a Escola de Dança da Funceb, Colégio Estadual Azevedo Fernandes, nove espaços museais (Museu de Arte Sacra, Museu Afro-Brasileiro, Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos, Laboratório de Bionomia, Biogeografia e Sistemática de Insetos, Museu de Zoologia da UFBA, Museu Eugênio Teixeira Leal, Memorial Kisimbiê, Museu Geológico da Bahia, Museu Arqueológico da Embasa), oito instituições voltadas a pessoas com deficiência (Perspectivas em movimento, APAE, Instituto de Cegos da Bahia, Centro de Apoio Pedagógico, Centro de Apoio a Inclusão - SESI, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, Associação Baiana de Deficientes Físicos, Associação Baiana para Cultura e Inclusão) e seis grupos artísticos (Oficina de Investigação Musical, Arena Companhia de Artes, Coral da Cidade do Salvador, Caixa Aberta, Coletivo Duo, Friquetrupe).

PRIMAVERA DOS MUSEUS
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), a Primavera dos Museus é realizada anualmente em espaços museais e instituições culturais de todo o país na semana do início da estação. O objetivo é sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade. Mais de 800 museus e outras instituições culturais têm participação confirmada nesta temporada. Com mais de 2.400 eventos em 364 municípios, a programação atinge todos os estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia (província de Ourense), na Espanha.

SERVIÇO : 6ª Primavera dos Museus
ONDE : Museus vinculados ao IPAC, Museu Eugênio Teixeira Leal e Museu Arqueológico da Embasa - Salvador BA
QUANDO : 21 a 30 de setembro 2012
QUANTO : Gratuito


Fonte : IPAC (23/09/2012) - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br