carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Fim de semana no Pelourinho traz novidades
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)


O fim de semana será bastante agitado no Pelourinho. Nesta sexta-feira (28), às 21h, a banda Soul Tambor fará a sua primeira apresentação no largo Pedro Archanjo. De volta a Salvador após uma turnê nacional, a banda liderada por Lucas di Fiori, ex-vocalista do Olodum, subirá aos palcos do Pelourinho com o show Liberdade Percussiva. Músicas autorais como Barco a vela e Minha Históriaconstarão no repertório, que ainda contará com composições de Carlinhos Brown, Olodum, Marisa Monte e outros. A apresentação da Soul Tambor integra a programação cultural promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, que fomenta a valorização da música e da cultura da Bahia.
“Estamos superanimados com esse show que marca o nosso retorno ao Pelourinho. Pensamos juntamente nisso. Um show da Soul Tambor, gratuito e com acesso para todos. Somos filhos do Pelourinho e nada é mais gratificante do que voltar às nossas raízes e agradar o nosso público”, disse Jorge Daniel, produtor da Soul Tambor.

Também na sexta-feira, as bandas Cascadura e Velotroz se apresentarão às 20h, no Largo Tereza Batista. No palco, o Cascadura apresentará o repertório do álbum Aleluia, que concorreu ao prêmio de Melhor Disco em dos maiores concursos da música nacional, o Video Music Brasil (VMB), da MTV Brasil. A Velotroz, que promete ser mais uma grande revelação da música baiana, levará ao palco a sua combinação entre rock, tropicalismo, samba e outros estilos, sempre em performances empolgantes e cheias de energia. No mesmo dia,Márcio Diniz levará a sua música instrumental ao Largo Quincas Berro D’Água, às 21h.

No sábado (29), às 21h, Luciano Calazans apresentará o show instrumental, no Largo Pedro Archanjo. Luciano foi o responsável pela direção do musical do aclamado Concerto ao Amado Amar realizado no Terreiro de Jesus, em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado. Na mesma noite, às 21h, a banda Gil Félix apresentará no Largo Quincas Berro D’Água, um show com as tradições musicais do Recôncavo Baiano e elementos da nova musicalidade africana. No espetáculo, o chula, o semba e o samba de roda serão os ritmos preponderantes.

Os admiradores e adeptos do candomblé têm um encontro marcado com o Maestro Reginaldo, no domingo (30), dia de São Gerônimo, que no sincretismo religioso seria o orixá Xangô. O Baile Vermelho e Branco realizado pelo Maestro há 18 anos, no Pelourinho, homenageará os babálorixas e as iyalorixás, pais e mães de santo, partir das 20h, no Largo Pedro Archanjo. E o melhor: se a pessoa estiver de vermelho e branco não paga. “Será mais uma bela homenagem a esses guardiões de santo. No Largo Pedro Archanjo, que para mim é uma grande fonte de energia e resistência, teremos muita dança de salão e gafieira com os seus pés de valsa. No final, presentearemos os mais velhos no santo com um lindo machado de Xangô, o patrono da festa”, disse Reginaldo. Para os que ainda querem saborear um delicioso caruru no mês de setembro, o bloco Alvorada realizará mais uma edição do seuTradicional Caruru, a partir das 14h, no Largo Tereza Batista. Para animar a festa, muito samba com as bandas Trivial, Partido Popular, Tempero do Samba e com os cantores Aloísio Menezes e Gal do Beco. A entrada será garantida com a doação de um pacote com 400g de leite em pó que será doado a instituições de caridade.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.

O QUÊ : Cascadura
QUANDO : 28/09 (sexta-feira)
ONDE : Largo Tereza Batista l 20h
QUANTO : R$ 20,00 (inteira) l R$ 10,00 (meia)

O QUÊ : Soul Tambor
QUANDO : 28/09 (sexta-feira)
ONDE : Largo Pedro Archanjo l 21h
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Márcio Diniz
QUANDO : 28/09 (sexta-feira)
ONDE : Largo Quincas Berro D’Água l 21h
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Luciano Calazans
QUANDO : 21/09 (sábado)
ONDE : Largo Pedro Archanjo l 21h
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Gil Félix
QUANDO : 29/09 (sábado)
ONDE : Quincas Berro D’ Água l 21h
QUANTO : Gratuito

O QUÊ : Baile Vermelho e Branco (Kaviossô)
QUANDO : 30/09 (domingo)
ONDE : Largo Pedro Archanjo l 20h
QUANTO : Gratuito * Se você estiver de Vermelho e Branco*

O QUÊ : Tradicional Caruru do Bloco Alvorada
QUANDO : 30/09 (domingo)
ONDE : Largo Tereza Batista l 14h
QUANTO : 01 pacote com 400g de leite

O QUÊ : Seja Você também um Sambista Solidário
QUANDO : 30/09 (domingo)
ONDE : Quincas Berro D’ Água l 21h
QUANTO : Gratuito

Fonte : Secult BA (28/09/12 - 16H09) - setembro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br