carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Atrações agitam o final de semana no Pelourinho
pelourinho cultural
Toda a programação cultural é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI



Com o final de semana chegando, nada melhor do que ficar por dentro das atrações que agitam os Largos do Pelourinho. Como de costume, tem muita variedade de estilos musicais, passando pelo afro-pop, MPB, orquestras, black music e axé.

Hoje (19), o Largo Pedro Archanjo, às 21h, tem o som de Rafael Pondé que combinando o funk, soul, rock, reggae e estilos brasileiros agita o público. No repertório, o cantor busca valorizar a espontaneidade das ruas, reverenciando criadores como: Paulinho Camafeu, Lazzo Matumbi, entre outros. Ritmos como o samba-reggae, o semba e os afro beats, se misturam dando uma nova roupagem às canções desses ícones da música baiana. A apresentação é gratuita.
Mostrando as novas possibilidades sonoras da guitarra baiana, a banda Baiana System produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. Colocando o público do Largo Tereza Batista, para dançar e se divertir a partir das 21h, os ingressos custam R$ 20.
O cantor e compositor Tato Lemos desenvolve uma proposta que mistura a música popular brasileira com o canto agreste do sertão baiano e a força da percussão africana. Com o intuito de aproximar o povo de sua identidade e raízes, o artista busca promover uma música moderna e universal. Nesta sexta (19), ele apresenta com sua banda o show Coração de Cantador, de portas abertas no Largo Quincas Berro D’Água, a partir das 21h.

No sábado, todas as apresentações são gratuitas e o Pelourinho conta com uma programação especial para o público infanto-juvenil, no Largo Pedro Archanjo, às 17h. Um macaco lutando por sua banana; Um leão preso na armadilha de um caçador; As aventuras de um velho para vender seu burro e a mais tradicional de todas as fábulas: A Cigarra e a Formiga. Esse é o clima da peça “Cordel das Fábulas Fabulosas” apresentada pela Cabriola Cia de Teatro, sob a direção de Heraldo Souza.
A banda Marana se apresenta no Largo Quincas Berro d’Água, às 21h. A banda mistura as matrizes do forró com o pulso angolano do semba, com o samba de roda, o reggae jamaicano e a cúmbia. No repertório ecoam canções autorais ao lado de canções baianas que marcaram época.
O cantor Dão está de volta à programação cultural do Pelô com o show Nobre Balanço que agita o Largo Tereza Batista, às 20h. O público pode aguardar um show marcado pelo swing contagiante de Dão e sua Caravanablack, com um repertório que inclui músicas inéditas e hits da blackmusic brasileira.

No Largo Pedro Archanjo, às 21h, a Orquestra criada por maestro Fred Dantas em 1986, inaugurou um modo novo de se fazer orquestra, um grupo capaz de tocar praticamente todos os estilos de música. O repertório será composto com músicas de composição próprias e seguido pelos estilos clássicos.

Toda a programação cultural é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa, encarregado de fomentar e promover as manifestações culturais populares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia.


Fonte : Pelourinho Cultural (19/04/13 - 13:25h) - abril 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br