carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


II Celebração das Culturas dos Sertões reúne grandes nomes em Salvador e Juazeiro
bastidores da folia



Uma programação artística e cultural diversa acontece na capital e interior, com destaque para espetáculo com direção musical de Targino Gondim, direção artística de Fernando Marinho e nomes como Elba Ramalho, Xangai, Bule Bule, para a aula-espetáculo com Antonio Nóbrega, e encontros com o escritor Antonio Torres. Em maio de 2012, um público de mais de mais de nove mil pessoas participou de diferentes atividades artístico-culturais em Salvador e Feira de Santana, durante a realização da primeira “Celebração das Culturas dos Sertões”. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), conseguiu reposicionar as culturas dos sertões na agenda política e cultural do estado, alcançando grande visibilidade na mídia baiana e repercussões na imprensa do Brasil. Este ano, a Secretaria realiza a segunda edição do projeto em Salvador e em Juazeiro, cidade às margens do Rio São Francisco, rica em cultura e tradições. Entre os dias 3 e 11 de maio de 2013, a SecultBA realiza a II Celebração das Culturas dos Sertões.

Em Salvador, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), acontece o espetáculo de abertura, “Sertão da Gente“, no dia 03 de maio, às 21h, em homenagem aos artistas Bule-Bule – pela sua importância no universo dramático-musical sertanejo e, em especial, do cordel e repente – e Dominguinhos, herdeiro do velho Gonzagão, considerado o sanfoneiro mais importante do país. O espetáculo contará com a participação de Elba Ramalho, Xangai, Nilton Freitas, Quinteto Sanfônico, Zezinho Aboiador e Samba de Véio do Rodeadouro, João Omar, com direção musical de Targino Gondim e direção artística de Fernando Marinho. Ainda no TCA, no dia 07 de maio, às 20h, na Sala do Coro, o escritor baiano de Sátiro Dias, radicado no Rio de Janeiro, Antonio Torres, participa da edição do projeto “Conversas Plugadas Especial Sertão”, falando sobre sua carreira, processo criativo. Torres é atualmente considerado um dos melhores autores da geração contemporânea. Sua obra já foi publicada em países como Itália, Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Holanda, Israel, Bulgária, dentre outros. Em 2006, ele lançou a segunda seqüência de “Essa Terra”, posteriormente “O cachorro e o lobo”, e “Pelo Fundo da Agulha”, e conquistou o Prêmio Jabuti e foi um dos finalistas do Prêmio Zaffari & Bourbon.

Já a partir do dia 07 de maio, o evento se transfere para o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, onde acontece uma série de atividades, incluindo, mais uma apresentação do escritor Antônio Torres na abertura do II Encontro de Estudos e a apresentação de outra grande estrela desta segunda edição: o artista e brincante Antônio Nobrega, que faz uma aula-espetáculo no dia 10 de maio, às 18h, dando continuidade à programação que teve, em sua primeira edição, o mestre Ariano Suassuna. Ainda em Juazeiro, quem for ao Centro de Cultura João Gilberto, poderá conferir no Foyer, a partir das 9h do dia 07, a exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia”, que tem curadoria do antropólogo Washington Queiroz e foi apresentada em Feira de Santana, em 2012, com fotografias e reproduções de falas de vaqueiros, retratando seu dia a dia, sua relação com o trabalho, com os animais, meio ambiente e reflexões sobre a vida.

O acesso ao espetáculo de abertura, no TCA será mediante troca por 2kg de alimentos não perecíveis, um dia antes do evento, até 1h antes do espetáculo ou até limite da sala, assim como as apresentações de Antônio Nóbrega, dia 10, às 18h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e da Caravana “As Culturas do Rio São Francisco”, dia 06, às 20h. Todas as outras atividades são gratuitas e sujeitas à lotação dos espaços.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui


Fonte : SECULT BA (19/04/13 | 11H04) - abril 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br