carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Carlinhos Brown e Alberto Pitta (Cortejo Afro) fazem parte do GTCB
bastidores da folia
Grupo de Trabalho do Carnaval Brasileiro



O cantor e compositor Carlinhos Brown e o presidente do Bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta, foram indicados pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA) para compor o Grupo de Trabalho do Carnaval Brasileiro (GTCB), da Comissão de Cultura da Câmara. O colegiado que terá a missão de elaborar, no prazo de seis meses, um Plano Nacional de Metas e Diretrizes da Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval. O grupo vai pensar políticas públicas e criar o Comitê Interministerial do Carnaval e a Federação Nacional de Entidades Carnavalescas do País.

O parlamentar e as duas personalidades culturais baianas se reuniram na última sexta-feira (2), para discutir detalhes do projeto e apresentar propostas sobre a cadeia produtiva do carnaval. No encontro, foi formalizada a indicação de Brown e Pitta para representarem a Bahia no GTCB.

“Estou muito feliz por artistas tão importantes para a Bahia terem aceitado o nosso convite. Eles certamente irão fazer a diferença no debate a partir das suas experiências com o carnaval baiano. Acredito que o grupo terá um papel significativo para a proposição positiva em torno da maior festa do mundo”, disse Luiz Alberto. De acordo com o parlamentar, baseado em dados do Ministério do Turismo, o carnaval representa aproximadamente 5% do faturamento da Cadeia Produtiva do setor turístico que, por sua vez, representa 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos diretos. Em 2013, o Brasil recebeu mais de 6,2 milhões de turistas e movimentou R$ 5,7 bilhões em exportação.

O GTCB também vai colaborar com a formulação de propostas para a criação de cursos técnicos profissionalizantes e de graduação acadêmica para o Carnaval brasileiro, com a indicação de rubrica orçamentária especifica de fomento e incentivo ao carnaval brasileiro.

“O carnaval brasileiro é considerado a maior festa do planeta. Precisamos elaborar propostas que garantam uma distribuição de renda igualitária e que fortaleça as manifestações culturais e históricas do país”, defendeu o petista baiano. O grupo será integrado ainda por representantes das ligas e associações das escolas de samba, blocos e bandas dos estados e municípios brasileiros.


Fonte : Iderb BA (07/08/2013) - agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br