carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Está no ar a rádio online do Mapa Musical da Bahia
cultura e diversidade
Realização FUNCEB/ SecultBA



Uma mostra da atual produção da música da Bahia está no ar no Portal Mapa Musical da Bahia, no endereço www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical. A página apresenta uma rádio online com 441 obras de 250 diferentes artistas/bandas, indicadas por uma curadoria especializada dentre 995 músicas de 518 compositores inscritos na primeira etapa do projeto. Juntamente com o lançamento do portal, o Mapa Musical da Bahia reabre o cadastramento, até o dia 4 de outubro, para novos interessados em compor esta rede: basta ser um artista da música atuante no estado e que produza trabalho autoral. A iniciativa, realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), objetiva mapear, reconhecer e difundir a diversidade desta produção, compondo um panorama dos cenários musicais existentes nos diversos territórios de identidade baianos. Os arquivos disponíveis no portal, que pode ser acessado por internautas de todo o mundo, estão categorizados em variados tipos de consultas. Dá para ouvir músicas pelas regiões de macroterritórios, que agrupam territórios de identidade, ou por vertente musical, ou também por artista. É ainda possível montar sua própria seleção, adicionando faixas a uma rádio personalizada pelo usuário. Dos artistas/bandas incluídos, há informações de contatos, breve apresentação e foto.

O Mapa Musical da Bahia, em seu fundamento, está estruturando um conhecimento mais amplo da realidade produtiva da música baiana, dando subsídios que servirão de base para o planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento do setor, que se destaca como um rico celeiro de talentos que precisam ser identificados e estimulados. No intuito de qualificar o significativo resultado alcançado na edição de lançamento, a reabertura do cadastro vai investir especialmente no alcance e mobilização das regiões onde houve menos inscritos. Aliado às possibilidades de motivar realizações que beneficiem todo este campo, o Mapa Musical da Bahia prevê possíveis desdobramentos em ações de difusão para uma seleção dos trabalhos, tais como este novo site. Outras propostas são coletâneas musicais, participação em festivais, projetos de circulação de shows e produção de conteúdos de divulgação.

Para completar, textos críticos e reflexivos de autores convidados serão publicados na página, abrindo discussões sobre os cenários musicais identificados. Assim, além de ser um canal interativo com o público, o Portal servirá como fonte de informações para pesquisadores, críticos e jornalistas. Os leitores, inclusive, já podem encontrar na página textos assinados por dois dos membros da comissão que escolheu as canções integradas aoPortal Mapa Musical da Bahia: Carlos Bonfim, doutor em Comunicação e Cultura, comanda o programa de rádio Latitudes Latinas, dedicado à música latino-americana; e Mario Sartorello, músico, radialista, assessor da Superintendência de Rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB). Além deles, o grupo foi formado por Cassio Nobre, músico, compositor, produtor musical, etnomusicólogo e coordenador de Música da FUNCEB; Arnaldo de Almeida, cantor e compositor, assessor da coordenação de Música da FUNCEB; Alexandre Siqueira, músico e produtor musical premiado, a exemplo do Grammy Latino por CDs dos Tribalistas, Carlinhos Brown e Omara Portuondo; Fabio Giorgio Azevedo, que foi coordenador de Política e Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Fortaleza e coordenador técnico da pesquisa Mapeamento Cultural de Fortaleza; e João Omar, compositor e mestre em Regência Orquestral.

COMO SE INSCREVER – Para participar do cadastro, os músicos e compositores devem apresentar o seu trabalho através de ao menos um e no máximo três registros de áudio, com músicas que podem ser composições autorais, interpretadas pelo próprio autor ou por outros músicos/cantores, e obras de domínio público com arranjo musical autoral. A participação é aberta a pessoas físicas, exclusivamente para autores das obras a serem apresentadas, e esta segunda etapa recebe novos cadastros até 4 de outubro. As inscrições podem ser feitas através de sistema online, disponível no sitewww.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical/inscricao, ou pelos Correios, com envio do Formulário de Inscrição, documento disponível para download na mesma página, acompanhado de um CD com as músicas, através de serviço Sedex ou Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR).

Portal Mapa Musical da Bahia
www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical


Fonte : Secult BA (06/08/13 | 15H08 ) - agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br