carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelourinho terá shows da Orkestra Rumpilezz, Cabeça de Nós Todos e Orquestra de Pandeiros de Itapuã nesse fim de semana
pelourinho cultural
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA)



A programação artística de Agosto no Pelô promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa, continua a todo vapor no Centro Histórico. Neste fim de semana, a multiplicidade musical baiana estará em alta com as apresentações de orquestras, bandas percussivas, grupos de samba, afropop e hip hop nos principais Largos.

A sexta-feira (16) já começará agitada com a programação da I Edição do projeto Circolando, promovida por estudantes do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Com o objetivo de diversificar a agenda local, difundir e formar público para uma programação circense, o projeto promoverá oficinas e apresentações de espetáculos de circo gratuitas, no largo do Terreiro de Jesus, a partir das 14h, com presenças já confirmadas de artistas e grupos, como o ator e diretor Demian Reis, a Cia Opa!Lhaços, a Cia. Pé na Terra, o grupo Ereoatá e Trupe Treco. A partir das 20h, o Circolando levará para o palco do Largo Pedro Archanjo uma das revelações da música baiana nos últimos anos, a banda Cabeça de Nós Todos, que reúne artistas e musicistas com referência da MPB e da mistura de ritmos. São músicos de peso do cenário nacional como o percussionista, violonista e baterista Leonardo Reis; o percussionista Emerson Taquari; o pianista e produtor musical Mikael Mutti; o guitarrista, arranjador e produtor Sérgio Rocha; o violonista e cantor Deco Simões, além de Aila Menezes, cantora e compositora.

Ainda na noite de sexta, a cantora paulista Paula Lima será a convidada do maestro Letieres Leite para a primeira edição dos Ensaios da Orkestra Rumpilezz, que agitará o largo Tereza Batista, a partir das 21h. No repertório da orquestra, canções já conhecidas do público baiano, além de músicas inéditas, que farão parte do próximo álbum do grupo. “Estamos em um momento muito bom. A Rumpilezz tem como característica a mistura de ritmos experimentada em encontros como os que aconteceram com o grupo de hip hop Opanijé e com a banda de rock Cascadura. Agora introduzimos o soul e a black music e convidamos para o nosso primeiro encontro a cantora Paula Lima, que cantará músicas do repertório dela, além das músicas ‘Depois que o Ilê Passar’, do Ilê Aiyê, e ‘Primavera’, de Tim Maia, com uma nova roupagem feita pela orquestra” disse o maestro Letieres Leite.
“O Pelourinho é histórico em Salvador, na Bahia, no Brasil, no mundo e na minha vida. É lugar de tradição, ancestralidade e energia. Tenho um tremendo respeito e amor. O Pelourinho e a Bahia me representam. Me sinto em casa e fico muito honrada emocionada e feliz por ter a oportunidade de ver tanta originalidade, beleza e por sentir tanta força num só lugar”, elogia a cantora Paula Lima.

No largo Quincas Berro d´Água, a atração da noite será o cantor João D’Silva. No repertório clássicos da Música Popular Brasileira.

No sábado (17/08), a programação começará cedo. A partir das 9h, Mestre Jackson dará o pontapé inicial para a execução da 2ª edição do projeto O Pelô que toca e Dança, promovido pela Associação Cultural União das Raças – ACURA, no Largo Pedro Archanjo. Mais tarde, a partir das 20h, o hip hop tomará conta do largo Tereza Batista, com a apresentação da banda Nova Saga, na quarta edição do projeto Agosto Negro.
A Orquestra de Pandeiros de Itapuã será a atração do Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h. No mesmo horário, no largo Quincas Berro d’Água, quem subirá ao palco é banda afropop Preto Sábio.

O samba será o ritmo que dominará o domingo (18) no Pelourinho. A bandaSamba Questão de Gosto sacudirá o largo Pedro Archanjo e no Largo Tereza Batista, às 15h, será realizada mais uma edição do movimento musical Seja Você um Sambista Solidário.

O QUÊ : Iª Edição do Projeto Circolando
ATRAÇÃO : Cabeça de Nós Todos
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 16 de agosto 2013 - 20h
QUANTO : entrada franca

O QUÊ : Ensaio da Orkestra Rumpilezz
ATRAÇÃO : Orkestra Rumpilezz convida a cantora Paula Lima
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Tereza Batista
QUANDO : 16 de agosto 2013 - 21h
QUANTO : R$ 40,00 (inteira) / 20,00 (meia)

O QUÊ : João D’Silva
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Quincas Berro d’Água
QUANDO : 16 de agosto 2013 - 20h
QUANTO : entrada franca

O QUÊ : O Pelô Que Toca e Dança
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 17 de agosto 2013 - 9h
QUANTO : entrada franca

O QUÊ : IV Edição do Agosto Negro
ATRAÇÃO : Banda Nova Saga
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Tereza Batista
QUANDO : 17 de agosto 2013 - 20h
QUANTO : entrada franca

O QUÊ : banda Preto Sábio
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Quincas Berro d’Água
QUANDO : 17 de agosto 2013 - 21h
QUANTO : entrada franca

O QUÊ : Seja Você um Sambista Solidário
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Tereza Batista
QUANDO : 18 de agosto 2013 - 15h
QUANTO : Pacote de leite 400gr

O QUÊ : Samba Questão de Gosto
ONDE : Salvador/BA - Pelourinho - Largo Pedro Archanjo
QUANDO : 18 de agosto 2013 - 14h
QUANTO : entrada franca


Fonte : Secult Cultura BA (13/08/13 | 16H08) - agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br