carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Bahia Music Export em cd
bastidores da folia



BaianaSystem, Cascadura, CH Straatmann, Dão, Gabi Guedes, Larissa Luz, Lucas Santtana, Maglore, Opanijé, OQuadro, Os Nelsons, Radiomundi, Rebeca Matta, Samba Chula de São Braz, Sertanília, Tiganá Santana e Vivendo do Ócio são alguns dos 29 nomes que integrarão os dois álbuns a serem lançados pelo projeto neste ano O projeto Bahia Music Export, que integra o Programa de Mobilidade Artística e Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), divulga a lista de canções e artistas que integrarão os discos a serem lançados este ano. Com Chamada Pública encerrada no último dia 10 de agosto, aberta a músicas produzidas na Bahia e/ou por artistas do estado, e a partir do trabalho de curadoria que visa à internacionalização da música do estado, foram selecionadas 29 faixas que farão parte de duas coletâneas: uma com diversos gêneros musicais e outra direcionada ao universo da bass culture.

Assim como os álbuns já lançados pela iniciativa, o lançamento e distribuição inicial das novas coletâneas serão realizados na WOMEX – World Music Expo, uma das mais relevantes feiras de negócios e oportunidades do mercado da música internacional. O evento, em sua edição 2013, ocorrerá em outubro na cidade de Cardiff, na Inglaterra. Deste modo, os discos chegarão a produtores, radialistas, jornalistas, empresários, selos, programadores de festivais internacionais e demais agentes do mercado mundial, com fins exclusivos de promoção internacional, apresentando-lhes um panorama do cenário musical baiano contemporâneo. Posteriormente, outras feiras e plataformas internacionais também receberão o material. A seleção foi feita em parceria com o Brasil Music Exchange, projeto conduzido pela Brasil, Música & Artes (BM&A) que procura estimular atividades e trocas de experiência no mercado musical. A curadoria é de Jody Gillet, jornalista britânica, crítica de música, representante da BM&A no Reino Unido, que atua há mais de 15 anos com o cenário local de música independente, com foco particular no Brasil. Trabalhou com artistas tais como Criolo, Orquestra Imperial, Nação Zumbi e Tulipa Ruiz. A sua escolha se baseou na adequação das obras ao perfil de mercado da WOMEX e nível de correlação com a Bahia.

LISTAS DE SELECIONADOS
Para o disco Bahia Music Export – Volume 4, que reúne canções dos mais diversos estilos, foram selecionadas 14 artistas, representados pelas seguintes canções: Alisson Menezes e a Catrupia, com “Boi Carnaval”; Banda Escola Pública, com “Samba de Novato”; Banda Lazouk, com “Saudade de Tu”; Cascadura, com “Colombo”; CH Straatmann, com “Baile Conguero!”; Dão & a Caravana Black, com “Som da Gafieira”; Gabi Guedes, com “Gabi’s Groove”; Maglore, com “Sobre Tudo o que Diz Adeus”; Nalini, com “The Real End”; Rebeca Matta, com “Um Sopro Leve”; Samba Chula de São Braz, com “Viola Meu Bem”; Sertanília, com “Tempo de Sereno”; Tiganá Santana, com “The Invention of Colour”; e Vivendo do Ócio, com “O Mais Clichê”.
Já para o Bahia Bass Culture – Volume 5, foram 15 selecionados: A.MA.SSA, com “Boka Boka!”; BaianaSystem, com “Terapia”; Bembatrio, com “Melô do Vatapá”; Braunation, com “Om da Onda”; Daganja, com “Balançando os Graves”; Kayman, com “Eâ”; Larissa Luz, com “Dança Livre”; Lucas Santtana, com “Lycra-Limão (Dub Version)”; Mauro Telefunksoul, com “Zum Zum Zum (Feat. Joan Zambô & Amora-Sambahton de Roda)”; Opanijé, com “Se Diz”; OQuadro, com “Tá Amarrado (Mangaio Remix)”; Os Nelsons, com “É Só se Jogar (Feat. Luiz Caldas)”; Radiomundi, com “Bambá (Feat. Burro Morto, Russo Passapusso & Manchinha)”; Rapaziada da Baixa Fria, com “Mais uma Baixa”; e Soraia Drummond, com “Irie Feeling”.


Fonte : Secult BA (20/08/13 | 15H08) - agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br