carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


SEMINÁRIO DA UNESAMBA - O samba no carnaval de Salvador
bastidores da folia
União das Entidades de Samba da Bahia



Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar) divulga : "Tombamento do samba baiano como patrimônio imaterial é defendido em seminário. Promovido pela Unesamba, evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre sambistas, dirigentes, músicos, produtores, pesquisadores e políticos O reconhecimento do samba da Bahia como patrimônio cultural imaterial do país foi defendido durante o seminário “O samba no Carnaval de Salvador”. Promovido pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), o evento foi realizado, na tarde desta sexta-feira (30), no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho) e reuniu cerca de 60 pessoas, entre sambistas, dirigentes e associados de blocos de samba; músicos; produtores; pesquisadores; e representantes dos poderes municipal, estadual e legislativo.

“A quinta e sexta-feira do Carnaval é do samba e deve continuar assim, e proponho que os ingressos da arquibancada sejam trocados por 1 quilo de alimento nestes dias para que as famílias possam acompanhar o desfile. Outro ponto importante é que temos que fazer com que o samba seja imortalizado como bem cultural imaterial pelo Iphan”, disse o professor Jaime Sodré - doutor em História Social, PhD em História da Cultura Negra - que também defendeu uma homenagem ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi pelos blocos de samba no Carnaval de 2014. Assim como Sodré, a diretora do Centro de Cultura de Políticas Identitárias da Secretaria Estadual de Cultura, Arany Santana, também defendeu a imortalização da manifestação cultural baiana e ainda a inserção do samba nas escolas da rede municipal. Além do tombamento, Vadinho França, presidente do bloco Alvorada (o mais antigo da Bahia), ressaltou a importância da criação da Casa do Samba em Salvador.

CARNAVAL
Já a cantora Juliana Ribeiro propôs uma maior participação dos baianos na festa momesca e chamou a atenção para que os sambistas cantem músicas de artistas da terra. “Temos que enaltecer os compositores que hoje não estão mais aqui conosco, como por exemplo exemplo Batatinha, Tião Motorista, Ederaldo Gentil e tantos outros”, declarou. “A Unesamba tem esta particularidade de enaltecer os 'pratas da Casa', não importam cantores de fora e pode resgatar os grandes compositores e sambistas da Bahia”, completou Arany.
O vice-presidente da Comissão Especial do Carnaval na Câmara, vereador Claudio Tinoco, ressaltou que o samba conseguiu resgatar e manter a referência da entidade carnavalesca, e a união dos sambistas, através da Unesamba, tem contribuído para um público cativo. “O samba hoje tem um espaço consolidado na quinta e sexta-feira de Carnaval de Salvador e é preciso um maior empenho dos governos estadual e municipal para ampliar a Caminhada do Samba na época do São João, como aconteceu este ano”, ressaltou o democrata, que também relembrou a importância da Caminhada do Samba em novembro para a abertura da alta temporada em Salvador e citou a proposta de sua autoria para que a Unesamba passe a compor o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).
Esta é a quinta edição do seminário, que contou com o apoio do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Também participaram do evento Zulu Araújo, ex-presidente da Fundação Palmares, além dos vereadores Moisés Rocha (PT) e Leandro Guerrilha (PSL)

O QUE É : SEMINÁRIO DA UNESAMBA - O samba no carnaval de Salvador
QUANDO : 30 de agosto 2013 - SEX - 15h às 19h
ONDE : Auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal - Rua do Açouguinho, 01 - Pelourinho - Salvador BA


Fonte : Concar - 30 de agosto 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br