carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Peu Meurray apresenta novo show em Salvador
bastidores da folia
O show ‘Peu Meurray Ensaiado’ acontece a partir das 20 horas no Clube Fantoches e celebra dez anos de carreira solo do artista



Já está tudo pronto para o mais novo show do cantor e compositor Peu Meurray. O pneumático groove vai tomar conta do Clube Fantoches nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, para apresentação do show ‘Peu Meurray Ensaiado’, que ainda terá participações especiais. A partir das 20 horas, o público vai conferir a mistura de ritmos desse artista que comemora dez anos de carreira solo e mais de 25 anos em trabalho percussivo. Vai ter um pouco de tudo, como samba, samba funk, balada, batida emborrachada e também axé, com a participação do cantor Saulo.

E para fortalecer ainda mais as batidas de Peu, o artista levará para o palco, diversos percussionistas para uma surpresa bastante ritmada. Mas, o show de Peu é mais do que som, é também estética. Com isso, o público poderá conferir um lindo e singelo cenário para ilustrar a apresentação, composto por pneus, flores e frutas, ressaltando o colorido. Mas, toda comemoração tem presente. E o presente será para os fãs. Juntamente com o show, será lançado o mais novo CD de Peu Meurray, o ‘Pneumaticamente Falando’, que conta com a participação do cantor Seu Jorge, na música ‘Maré’. O CD que reúne a vasta experiência de Peu ao longo da sua carreira em que trabalhou com grandes artistas, traz como música principal uma composição própria, chamada ‘Mudou Tudo’.

 

De acordo com o cantor, o novo disco derivou de uma mistura própria. Compondo e inventando os tambores. “Criando e ditando um novo conceito percussivo, nasceu o Pneumaticamente Falando”, explicou.
Peu Meurray, Músico, compositor, artista plástico, Peu Meurray nos seus 25 anos de percussão já tocou e gravou com todas as grandes estrelas da música nacional e internacional como Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saul Barbosa, Simone Moreno, Pepeu Gomes e Daniela Mercury, com quem gravou o DVD Eletrodoméstico em 2003. Nos palcos internacionais trabalhou com o artista Lorenzo Jovanotti na turnê pela Europa em 2002/2003 e 2004 tocou com a banda italiana Negrita. Em 2006 gravou o CD Infinito Particular da cantora Marisa Monte. Como Compositor tem suas músicas gravadas por Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Davi Moraes, Preta Gil, Lorenzo Jovanotti, Timbalada e Tribahia. O "PROJETO" é patrocinado pelo Governo da Bahia, através do FAZCULTURA e da VIVO. A realização é da Odó Produção Cultural.

MEIO AMBIENTE
No palco, os tambores de pneus e a movimentação "pneumática" - como ele se refere ao deslocamento dos músicos e instrumentos em cena - dão a tônica da performance, qualificada pelo artista como uma "cromoterapia musical", além de fazer uma alusão do movimento giratório da Terra. A preocupação de Peu Meurray com o impacto ambiental causado pelo lixo de pneus e as soluções que poderiam ser adotadas, começou depois de ver de perto a poluição que assola o Rio Tietê, em São Paulo, com uma "nuvem negra" de pneus jogados ao léu, nas águas sujas do rio paulista, não demorou muito para descobrir que, através da arte, poderia transformar sua indignação em algo social e culturalmente aproveitável. A partir daquela matéria-prima (os pneus), foi descobrir os ruídos que dela poderia extrair, conseguindo tirar som da borracha. “É preciso saber onde se encontra a quantidade de aço que existe no pneu, para tornar percussivo o resultado das batidas pneumáticas”, revela o artista.

OS TAMBORES DE PNEUS
Pneus já gastos e retirados do lixo são reaproveitados não só como tambores, como móveis, esculturas, caixas de som como bateria feita de pneus, cadeiras, puffs, mesas, camas e objetos de arte, adornam o Galpão Cheio de Assunto espaço cultural criado pelo artista para shows e realizar seu projeto Sociocultural Ambiental com crianças e adolescentes carentes. A orquestra de Tambores de Pneus, criada por Peu Meurray, é inédita e explora cada centímetro de pneu de avião, carreta, trator, carro popular, fórmula 1 e kart retirados do lixo. De seu trabalho com reciclagem e música, criou uma banda com foco nos ritmos percussivos, que, delineia sua autenticidade conseguindo dar vida e som a borracha, atribuindo-lhe função harmônica.

SERVIÇO : Peu Meurray Ensaiado
Onde: Clube Fantoches - Rua do Democrata, 10, Largo Dois de Julho - Salvador BA
Quando: 11 de dezembro 2013 - QUA - 20h
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Censura: 18 anos

11.12 - Saulo Fernandes + Ju Moraes


Fonte : Laboratório da Notícia - dezembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br