carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Pelourinho se vestirá de vermelho e branco
bastidores da folia
Centro de Culturas Populares e Identitárias



A programação da tradicional Festa de Santa Bárbara, no Centro Histórico, será dividida em dois momentos: a celebração religiosa durante a manhã, e uma extensa programação artística da tarde à noite No próximo dia 04 de dezembro, quarta-feira, o Centro Histórico se veste de vermelho e branco para celebrar uma das maiores festas religiosas do calendário popular da Bahia. A tradicional Festa de Santa Bárbara mais uma vez contará com uma grande homenagem no Largo do Pelourinho, marcada pelo respeito e devoção, celebrada pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Durante a tarde e a noite, uma extensa programação artística, formada por 16 atrações como Fora da Mídia, Samba Chula de São Braz e Nelson Rufino, dá continuidade às homenagens ao dia festivo em todos os largos do Pelourinho. A Festa de Santa Bárbara é realizada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Patrimônio imaterial desde 2008 por decreto do Governador do Estado, a festa marca uma história de mais de 300 anos de culto à Santa Bárbara, Iansã para o Candomblé, sendo o sincretismo religioso uma das principais características da devoção à divindade. Santa guerreira, é também lembrada como madrinha dos bombeiros e padroeira dos mercados. Suas cores são o vermelho e o branco. A Festa de Santa Bárbara demonstra a importância das práticas religiosas e da diversidade para a cultura do povo baiano. Estima-se que, a cada ano, mais de 12 mil fieis participam da saudação à Santa pelas ruas do Centro Histórico. Na quarta-feira, 04, às 5h da manhã acontece a Alvorada, que marca o início da festa com a tradicional queima de fogos no Largo do Pelourinho. Ainda pela manhã, às 8h, será realizada a missa campal, no mesmo lugar. Ao final da missa, uma procissão segue até o quartel do Corpo de Bombeiros. Além das homenagens à Santa, o dia 04 de dezembro também oferece vários carurus pela região, geralmente logo após a procissão. Os do Mercado de Santa Bárbara e do Mercado de São Miguel são alguns dos mais tradicionais.

SAMBA E TRADIÇÃO
A partir das 14h30, os largos de todo o Pelourinho são tomados pelo samba, o ritmo genuinamente afrobrasileiro que dá o tom lúdico à programação cultural da festa, após a celebração religiosa. O Largo Pedro Archanjo será movimentado por grupos de destaque no cenário atual do samba baiano, são as atrações Fora da Mídia, Bambeia e Sangue Brasileiro. No Largo Tereza Batista, o recôncavo é bem representado por Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum'G, que abre a tarde de festa. Logo após, tem a originalidade da banda Sambatrônica, e o batuque afrobrasileiro do samba de roda da banda Barlavento. Já no Largo Quincas Berro D'Água, os grupos Samba Maria e Amoroso Samba, e a cantora Claudya Costa, demonstram, em um dia importante como o de Santa Bárbara, a força e destaque da presença feminina no samba baiano.
O Terreiro de Jesus terá em seu palco o Grupo Trivial, sempre com um repertório que resgata o autêntico samba de raiz. A cantora Gal do Beco, presença forte em algumas das principais festas populares da Bahia, também fará uma apresentação especial. E o grupo Negros de Fé será responsável pelo show de encerramento da noite. No Largo do Pelourinho, às 13h30, já acontece a apresentação de Jorginho Commancheiro e Claudete Macêdo. Mais tarde, uma parte da história do samba de roda do recôncavo baiano estará presente no Pelourinho. É o Samba Chula de São Braz, que vem trazendo com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia. E também é tradição da Bahia o grande sambista Nelson Rufino, que lança, no dia de Santa Bárbara, o seu novo DVD, e recebe como convidados Carlinhos Brown, Batifun, Carla Cristina, Edil Pacheco e Walmir Lima. De noite, será a vez de Juliana Ribeiro prestar sua homenagem ao dia. Uma das principais vozes do samba atual, a cantora se faz presente a partir das 20h.
A Festa de Santa Bárbara é um dos eventos que abrem o calendário das festas populares, junto com o Dia do Samba (02), e já prepara o Pelourinho e a Bahia como um todo para a alta estação, com a temporada de Verão, quando acontece algumas das principais festividades do estado.

ONDE : Pelourinho - Salvador ba
05h00 - Largo do Pelourinho - Alvorada, Queimas de Fogos
08h00 - Largo do Pelourinho - Missa campal
13h30 - Largo do Pelourinho - Jorginho Commancheiro e Claudete Macêdo
15h30 - Largo do Pelourinho - Samba Chula de São Braz
17h30 - Largo do Pelourinho - Nelson Rufino convida: Carlinhos Brown, Banda Batifun (Marcelo Timbó), Carla Cristina, Edil Pacheco e Walmir Lima
20h00 - Largo do Pelourinho - Juliana Ribeiro
14h30 - Largo Pedro Archanjo - Fora da Mídia
17h00 - Largo Pedro Archanjo - Bambeia
19h30 - Largo Pedro Archanjo - Sangue Brasileiro
14h30 - Largo Tereza Batista - Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum'G
17h00 - Largo Tereza Batista - Sambatrônica
19h30 - Largo Tereza Batista - Barlavento
14h30 - Largo Quincas Berro D'Água - Samba Maria
17h00 - Largo Quincas Berro D'Água - Amoroso Samba
19h30 - Largo Quincas Berro D'Água - Claudya Costta
15h00 - Terreiro de Jesus - Grupo Trivial
17h30 - Terreiro de Jesus - Gal do Beco
20h00 - Terreiro de Jesus - Negros de Fé


Fonte : Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI - dezembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br