carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

Muzenza traz para Avenida costumes do povo africano através da dança afro
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


As marcações dos tambores e os repiques do tarois (caixas), tocados por cerca de 100 músicos, se juntam para ecoar o samba-reggae do bloco Muzenza, entidade que integra o programa Carnaval Ouro Negro da SecultBa, que este ano entra no Circuito Osmar com o tema “História da Dança Afro na Bahia”.

Nascida há 31 anos, a agremiação surgiu no bairro da Liberdade como um tributo ao músico Bob Marley, cantor jamaicano que difundiu pelo mundo a cultura rastafári e que em 2013 é novamente homenageado. “O Muzenza é o único bloco a acolher não só o movimento rastafári, mas também herdamos o reggae de Bob Marley. Os rastafáris têm uma importância tão grande que saímos este ano com uma ala composta por dezenas de homens e mulheres rastafáris, sem falar da bandeira que eles levantam em respeito ao nosso bloco”, comenta Nem Tatuagem, quecanta na banda Muzenza, há 25 anos.

Sobre o tema 2013, Nem Tatuagem conta que esta não é a primeira vez que a agremiação faz referência à dança afro. “Em1983, trouxemos o tema Dança de Yaô, que mexia mais com as danças dos orixás. Já em 2013, buscamos mostrar através da dança os costumes da nossa etnia, do povo africano”.

Ecoadas pelas vozes dos cerca de 900 de foliões que acompanham a agremiação, as músicas cantadas pela banda são comandadas pelos cantores Nem Tatuagem, Chocolate, Luciano Gomes, Tonho Muzenza e a cantora convidada Noélia Fêlix.


A percussão do Muzenza é comandada pelo regente Ademir Luigina, que desde os 15 anos de idade rege bandas afro, como o Ilê Aiyê, onde foi mestre por 12 anos. Ademir começou a carreira de músico aos 10 anos de idade e comanda a banda Muzenza há 17 anos. Primando pela beleza e estética dos adereços da cultura afro, o Muzenza desfila abrilhanto todo o percurso com centenas de dançarinos, uma ala de capoeirista, outra de baianas, além de 300 rastafaris para homenagear o reggaeman africano Bob Marley. Muzenza é um termo de origem bantu-kikongo e é o nome dados aos iniciados nos candomblés de nação Angola.

QUANDO : 09 de fevereiro 2013 - SAB
BLOCO : Muzenza
ATRAÇÃO : Banda Muzenza
ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) - Salvador BA


Fonte : Rafael Brito - Carnaval Bahia Gov / Foto Crédito : Mauro Akin Nassor
www.carnaxe.com.br