carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

Ilê Aiyê traz história africana para carnaval de Salvador
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


As cores vermelho, branco, preto e muito amarelo invadiram a Avenida nesta segunda-feira (11). Foi o Ilê Aiyê que desfilou no circuito Osmar, arrastando os foliões que adoram cantar e dançar com o ‘Mais Belo dos Belos’ e trazendo um pouco da África para o carnaval. Compassados por uma bateria composta por 53 homens, as pessoas foram envolvidas na ginga das doze dançarinas que dançavam no chão e na frente do carro da rainha.

As 3 mil pessoas vestidas e arrumadas com a fantasia do perfil azeviche, cantavam e acompanham as canções, que este ano homenagearam o país africano Guiné Equatorial. O presidente do Ilê Aiyê, Vovô, comentou que este tema vem retomar a África nos temas do bloco. “Primeiro a raça, a cor da pele, depois a sua cultura, são o que aproxima a Bahia a Guiné Equatorial”, explicou.

Homenagear nações africanas, trazendo para o carnaval história de luta e resistência, além das riquezas culturais desses países, já virou marca do bloco afro do Curuzu.


Em 1978, as terras do Congo e Zaire foram tema. Em 1979, Rwanda; 1981, o Zimbabwe; um ano depois o bloco celebrou Mali e Dogons; 1983 foi a vez de Ghana, Ashanti e 1984, Angola. Ainda teve, em 1985, o Daomé, 1986, o Congo, Brazzaville, a Nigéria, em 1987 e o Senegal, em 1988. Guiné Conakry foi lembrada como tema em 1998 e as capitais africanas, Abidjan, Abuja, Harare e Dakar, foram conjuntamente homenageadas em 2007.

De acordo com o historiador Augusto Neri, é importante tematizar estes países para a juventude, cantando, aprender. “Desde pequenos, crescemos ouvindo a história européia ou a versão branca sobre a história da África. O Ilê abriu as portas para um outro olhar. Temos que aproveitar e aprender”, conclui o professor que há 30 anos saí no Ilê. “Foi o Ilê, com a sua música, que me despertou o interesse pela história”, finaliza Neri, especialista em história afro.


QUANDO : 11 de fevereiro 2013 - SEG
BLOCO : Ilê Aiyê
ATRAÇÃO : Band´Aiyê
ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) - Salvador BA


Fonte : Camilla França e Fidelis Tavares / Carnaval Bahia Gov
www.carnaxe.com.br