carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Carnaval do Pelô faz grande homenagem à Nelson Rufino
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia



O Largo do Pelourinho reuniu baianos e turistas com muito samba no pé para celebrar os 70 anos do compositor Nelson Rufino. A celebração recebeu no palco os bambas Edil Pacheco e Walmir Lima e também os herdeiros do samba baiano Aloísio Menezes e Mariene de Castro. O cortejo de baianos desfilou no palco a pura poesia que o mestre vem lapidando em canções por décadas. Grandes sucessos como “Verdade”, gravada por Zeca Pagodinho, e “Amuleto da Sorte”, feita pelo homenageado para Mariene de Castro, foram cantadas em coro pelo público.

Compositor nacionalmente reconhecido no samba pela sua poesia, Nelson Rufino é filho da Curva Grande do Tororó, e fundador do bloco Alerta Geral. Suas músicas já foram gravadas por Elza Soares, Alcione e Emílio Santiago. “Recebo esta homenagem como uma viagem no tempo. É uma alegria estar aqui com meus contemporâneos, com o apoio de quem trabalha com a cultura na Bahia, celebrando um alicerce musical que construí durante a vida com o cimento da marca humildade”, afirmou o mestre Rufino.

 

O secretário da cultura Albino Rubim esteve presente na celebração dos bambas no Largo do Pelourinho. “Homenagear o samba de Nelson Rufino é saudar a importância do samba da Bahia para o carnaval. Desde as primeiras escolas, o samba contribuí com a festa formando músicos e ajudando a organizar a expressão da cultura negra nesta festa”, afirmou o secretário.

“Nelson Rufino é um dos maiores sambistas do país e é uma alegria que estas flores estejam sendo ofertadas em vida para que sua obra chegue às novas gerações.”, afirmou Mariene de Castro. A jovem modelo Lorena Ferreira, 26, é um exemplo da juventude que descobriu na obra de Rufino um tesouro.Ela esteve presente na celebração dançando e reforçando o coro do samba baiano. “Os sambas do Rufino tem um traço carioca nas melodias e uma poesia refinada que me cativam a cantar junto desde a infância quando ouvia com meu pai”, afirma Lorena.

O bamba Walmir Lima conta que Rufino sempre foi carnavalesco e começou compondo para a festa, aos 22 anos, com “Postais da Bahia”, que foi escolhida como samba da escola Filhos do Tororó. E o trabalho de confecção das pérolas musicadas é mantido com entusiasmo acordando na madrugada pra fazer música. “A inspiração tem esse poder do imprevisto, quando ela bate à porta eu vou correndo abrir.”, afirma o Rufino.


QUANDO : 11 de fevereiro 2013 - SEG
PALCO : Pelourinho

ONDE : Circuito Batatinha (Pelourinho) - Salvador BA


Fonte : Leandro Pessoa / Carnaval Bahia Gov

volta | contato

www.carnaxe.com.br