carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Tema do Bloco Cortejo Afro "Os Homens de Ferro"
comentários da folia
Tema 'África do Ferro e da Cultura - Homens de Ferro'


O Carnaval acaba de ficar mais elegantemente sofisticado. Um dos mais belos movimentos afro, que nos deu a honra de estar presente em nossa grade nos últimos anos, está de volta e suas fantasias já estão disponíveis aqui na Central! O Cortejo Afro foi criado em 02 de julho de 1998, com raízes Africanas, dentro do terreiro Ilê Axé Oiá. De lá pra cá, veio se afirmando como um dos blocos mais bonitos do Carnaval de Salvador, e ainda permanece fiel às temáticas Afro, tanto em suas roupas, quanto nos ritmos e coreografias. A Banda Cortejo Afro é formada por um grupo de 200 percussionistas e uma ala de canto com 4 cantores, além de artistas convidados. Para Alberto Pitta, artista plástico responsável pela estética do bloco, a intenção é fazer o resgate da essência afoxé que vem sendo perdida ao longo dos carnavais.

Com o tema Os Homens de Ferro, o Cortejo Afro celebrará os seus 15 anos de desfiles no Carnaval de Salvador. Em 2013, contará a história dos homens que, por séculos, dominaram a tecnologia do ferro no continente africano – Angola, Chade, Congo, Camarões e Povos Bantus, detentores dos saberes ancestrais sobre a metalurgia, os ferreiros dos terreiros de candomblé da Bahia e o Mito de Ogum – Orixá da Construção – Deus da Guerra e patrono dos ferreiros, lavradores, açougueiros e agricultores. As ferramentas, os símbolos e signos que atravessaram o Atlântico através dos navios negreiros que aqui chegaram ressignificando nessa terra as origens religiosas, artísticas e culturais. O cortejo vai dar “movimento” ao ferro, fazer com que este elemento vire “seda” na avenida, em belíssimos movimentos de dança. A Ala de Canto do Cortejo é formada por Marquinhos Marques, Claudya Costta e Portella "Açúcar", acompanhados pelas performances de Veko Araújo e da ala de percussão que agitam o público.

Como o bloco disponibiliza uma única fantasia para os 3 dias de desfile, não é vendido o dia avulso e sua fantasia é entregue na própria sede. Por isso, não é possível efetuar a compra co Cortejo Afro juntamente com outros blocos.

DESFILE - CARNAVAL DE SALVADOR 2013
08.02 - SEX - 21h - Campo Grande à Praça da Sé
10.02 - DOM - 21h - Circuito Dodô (Barra/Ondina)
11.02 - SEG - 21h - Circuito Dodô (Barra/Ondina)

 



Redação : Central do Carnaval + complementos CarnAxE - Fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br