carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Olinda exalta Pernambuco no Carnaval 2013
bastidores da folia



Com o tema “Pernambuco, imortal! Imortal!”, o artista plástico Fernando Augusto e a equipe do Mamulengo Só Riso desenvolveram 100 bonecos que irão compor as 18 cenas da Folia de Momo na cidade. A expectativa é de que, até o dia 1º de fevereiro, todo o material esteja na rua. A cenografia exalta as manifestações culturais de Pernambuco. Do Sertão ao Litoral, cada cena destaca a força da cultura popular nos municípios e a formação dessa identidade pernambucana. “Eu sou um apaixonado por Pernambuco e não poderia deixar de fazer esta homenagem, principalmente, pelo momento de crescimento que nosso estado vive”, disse Fernando Augusto.

APRESENTAÇÃO
- A primeira será Dona Olinda Olanda, uma personagem do Mamulendo Só Riso que é a representação metafórica da cidade. Ela revestirá o Monumento Lions, no Varadouro, e irá recepcionar os foliões.
Em seguida, a boneca de Dona Santa, a Rainha dos Maracatus, revestirá o Monumento da Sereia, no Largo do Varadouro. A partir daí, 12 cenas estarão espalhadas ao longo da Avenida Sigismundo Gonçalves representando a cultura de municípios como Salgueiro, Triunfo, Tracunhaém, Glória do Goitá até chegar à Olinda.
A apoteose será na Praça Monsenhor Fabrício e entorno, onde fica a sede da Prefeitura. Lá, estarão palcos com homenagens aos pernambucanos notáveis, Luiz Gonzaga e às águas do Rio São Francisco. A fachada do Palácio dos Governadores será toda ornamentada com as cores da bandeira de Pernambuco, caboclos de lança, capoeiristas, passistas e os brasões de Olinda e do Estado.


Fonte : Carnaval de Olinda - fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br