carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Pelourinho e Avenida Sete tem ‘Salas de Imprensa’
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia



As salas de imprensa da SECULT/BA em Salvador tem 14 microcomputadores e notebooks, Internet com 5MG MB/segundo, telefones para ligações locais e interurbanos, impressoras, scanners, telefones e infra-estrutura completa para atender jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas nacionais e estrangeiros A partir da quinta-feira, dia 07 (fevereiro, 2013), quando acontece a abertura oficial do ‘Carnaval do Pelourinho’ com show especial de Moraes Moreira a partir das 20h no histórico largo de mesmo nome, o Governo do Estado, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) inaugura duas salas imprensa.

As salas foram criadas para atender jornalistas, repórteres, fotógrafos e cinegrafistas locais, nacionais e estrangeiros que trabalham cobrindo o Carnaval de Salvador 2013. Esses pontos da SecultBA oferecem 14 microcomputadores e notebooks, Internet com 5MG MB/segundo, telefones para ligações locais e interurbanos, impressoras, scanners, telefones e infra-estrutura completa para atender jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas nacionais e estrangeiros. Para ter acesso os profissionais devem apresentar os crachás dos veículos de comunicação para os quais trabalham ou suas carteiras de sindicatos e associações classistas. As salas de imprensa atendem profissionais desta quinta (07) até a próxima terça-feira (12 de fevereiro), sempre das 10 às 24h.

AVENIDA SETE
Uma das salas fica no Palácio da Aclamação, imóvel originário do século XIX, tombado como patrimônio cultural baiano e antiga residência dos governadores da Bahia. Esta sala fica no Conselho Estadual de Cultura sediado na ala direita do palácio, na Avenida Sete de Setembro nº1030, na parte posterior do Passeio Público e em frente ao Forte de São Pedro, no mesmo trecho de rua onde está o Hotel da Bahia. Para mais informações dessa sala contata-se os telefones (71) 3117.6195, 3117.6190 e 3117.6188.

PELOURINHO
A outra ‘Sala de Imprensa’ da SecultBA está instalada no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) na casa nº12 do famoso Largo do Pelourinho – onde acontece durante o carnaval o ritual do Padê de Exú do Afoxé Filhos de Gandhy e está instalado o palco grande do ‘Carnaval do Pelô 2013’ – em frente à secular Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. É o CCPI que coordena todas as ações da SecultBA no Carnaval de Salvador (www.carnaval.ba.gov.br). Para acesso às salas basta apresentar a identificação profissional atualizada ou do veículo de comunicação. O Largo do Pelourinho tem o nome municipal de Praça José de Alencar e está na área do Centro Histórico de Salvador tombada como Monumento Nacional pelo Ministério da Cultura desde 1984 e chancelada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 1985.
A sala do Pelourinho também dispõe de mapas do Centro Histórico que localizam nomes de ruas, largos e praças, locais permitidos para estacionamentos, entradas e saídas do Centro Histórico, além dos postos de saúde, polícia militar, delegacia do turista, Bombeiros, Juizado da Infância e Juventude, representação da Bahiatursa para informações turísticas, dentre outros dados. “Este é o único ponto de apoio profissional aberto para fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas no trecho entre o Forte de Santo Antônio Além do Carmo e a Praça Castro Alves que totaliza 17 km de extensão”, explica Geraldo Moniz, coordenador da Sala de Imprensa do Pelourinho/CCPI/SecultBA. Para fazer contato com o posto de apoio à Imprensa no Pelô, ligue (71) 3117.1509 e 3117.1504.
As equipes de reportagem e filmagens que necessitem chegar de carro à Sala de Imprensa do Pelô podem usar três estacionamentos. Um na Rua Inácio Acyolli, da Well Park, e outros dois com entradas pela Avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros), onde funciona outro Well Park 24 horas, conhecido como estacionamento da ‘Praça das Artes’ que dá acesso direto à Rua Gregório de Mattos, próximo ao Largo do Pelourinho. O outro, é um edifício-garagem com mais de cinco pavimentos, ao lado da ladeira do antigo Cine Pax, dando acesso à Rua das Laranjeiras, mais próximo ao Terreiro de Jesus. Fotos em alta resolução serão encontradas no link www.flickr.com/photos/secultba. Outras informações e programação completa das ações da SecultBA durante a folia em Salvador podem ser conferidas no sitewww.carnaval.ba.gov.br.


Fonte : Secult BA (06/02/13 | 12H02) - fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br