carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Dia Nacional do Escritor em Salvador
pelourinho cultural
Os encontros vão trazer autores premiados, com trajetória já estabelecida



Leitores terão oportunidade de conhecer o processo criativo e os trabalhos de autores locais, incluindo os livros publicados por um escritor mirim de 11 anos

José Saramago acreditava que todos são escritores, a diferença é que apenas alguns escrevem. No próximo dia 25 de julho (quinta), comemora-se o Dia Nacional do Escritor e o público-leitor da capital baiana terá uma semana com várias oportunidades para se aproximar de autores locais. A Fundação Pedro Calmon promove uma programação gratuita com palestras, rodas de leituras e conversa com escritores, que falarão sobre seus trabalhos e processos de criação.

Os encontros vão trazer autores premiados, com trajetória já estabelecida, a exemplo de Carlos Ribeiro, membro da Academia de Letras da Bahia, e também especializados em livros infantis, como Érika Maciel. As palestras vão contar também com a participação de um escritor de 11 anos, Lucas Yuri. Autor do livro “A aranha vaidosa”, lançado no ano passado, Yuri nasceu em Salvador e está na 6ª série do Ensino Fundamental. Com outros quatros livros já escritos, ele já recebeu certificado de destaque literário e participou da Bienal do Livro da Bahia. O lançamento, inclusive, ocorreu na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, espaço de estímulo aos leitores e escritores iniciantes.

ORIGENS
O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 1960 no Brasil por decreto do governo federal após a realização bem sucedida de uma festival literário, organizado União Brasileira de Escritores no mesmo ano. Jorge Amado fazia parte do grupo de intelectuais que se movimentou para que a data fosse reconhecida como homenagem aos escritores brasileiros.

ENCONTRO COM ESCRITOR
Plataforma e Fazenda Grande III
dias 23 e 25 de julho 2013 - 15h
Informações: Biblioteca de Extensão: 3117-6034

PAPO ESCRITOR MIRIM!
Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
25 de julho, 15h
Programação especial em homenagem ao Dia do Escritor. O palestrante será o escritor mirim Lucas Yuri.

LEITURAS PÚBLICAS
Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris
Com Carlos Ribeiro
Mediação: Lima Trindade
25 de julho, 17h
Carlos Ribeiro é jornalista e professor. Publicou onze livros, com destaque para Abismo (2004), Lunaris (2007) e Rubem Braga: um escritor combativo, a outra face do cronista lírico (2013). Em 1988, recebeu o Prêmio da Academia de Letras da Bahia, na qual ocupa a cadeira nº 5.
Lima Trindade contista, romancista e editor da revista eletrônica Verbo 21. Publicou Todo o sol mais o Espírito Santo (2005), Supermercado da solidão (2005) e Corações blues e serpentinas (2007). Integrou As baianas, com o conto A piriguete de Ondina. Foi contemplado com bolsa de Criação Literária da Secult-BA (2012).

ENCONTRO COM O ESCRITOR
Com Érika Maciel (autora de livros infantis)
Biblioteca Pública Thales de Azevedo - Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n, Costa Azul - Salvador BA
27 de julho, 10h

EXPOSIÇÃO
Mostra com vida e obra de escritores homenageados pelo projeto Encontro com o Escritor.
Biblioteca Juracy Magalhães Jr. - Rua Borges Reis, s/n, Rio Vermelho.
1º a 31 de julho


Fonte : Secult BA (24/07/13 | 13H07) - julho 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br