carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Em Junho, o Caldeirão Transborda Arte e Cultura em Plataforma
folia e diversidade
VII edição do Festival das Artes Caldeirão Cultural tem 31 dias de programação



Uma verdadeira mistura de linguagens e expressões. A sétima edição do Festival das Artes Caldeirão Cultural comemora o 6º aniversário de reabertura do maior equipamento cultural do subúrbio - o Centro Cultural Plataforma -, trazendo um novo ingrediente: o futebol. A Copa das Confederações da FIFA será celebrada dentro da programação do Caldeirão, como parte do projeto Cultura em Campo, realizado pela SecultBA. A programação, que vai até o dia 30 de junho, conta com atividades gratuitas (entrada franca) e outras a preços populares (R$ 4 e R$ 2).

Diversas atividades estão planejadas para atender a todas as idades. Oficinas, shows musicais, apresentações de dança e teatro, exposições, biblioteca itinerante, exibição de filmes, trilhas ecológica e cultural, mesas redondas e seminários, além de atrações infantis como leitura e contação de histórias, pula-pula, piscina de bolas, brincadeiras e guloseimas.

Lá no Fundo do Quintal, os amantes do futebol poderão se reunir e torcer pela nossa seleção, com direito a concentração e comemoração pós-jogos, com shows musicais na área externa do espaço. Serão exibidas as partidas dos dias 15, 19, 22 e 30 de junho. No dia 16, quem entra em campo são os grupos culturais do subúrbio para o Baba de Artistas, mais uma novidade para essa edição.

Na Tela do Subúrbio, a produção audiovisual do território pode ser conferida com a exibição dos filmes Direções, O Ambiente é Nosso e Só Vou Experimentar. Será oferecida ainda, uma oficina de vídeo com celular. Continuando a programação voltada à sétima arte, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo traz a Mostra Futebol Arte como tema de junho.

O programa Plataforma de Meio Ambiente é outra novidade para 2013. Através do projeto ECOCULT- Trilhas, Piqueniques, Redes e Cultura, serão realizadas atividades de conscientização ambiental com o intuito de potencializar não só as riquezas culturais, mas também a biodiversidade do território. Trilhas ecológico-culturais, oficinas de plantio de grãos, ações com os Canteiros Coletivos e outras atividades fazem parte da programação.

HISTÓRIA
Resultado da mobilização de artistas e entidades culturais do subúrbio, o Festival das Artes Caldeirão Cultural surgiu em comemoração à reabertura do Centro Cultural Plataforma. A Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado, juntamente com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio, reabriu o centro em 08 de junho de 2007. Já em sua VII edição, o Caldeirão é mais do que um festival comemorativo, tornou-se um instrumento importante para o desenvolvimento de projetos no espaço cultural.
Piquenique de Argumentos, Plataforma de Talentos, Caminhada Cultural, Lá no fundo do Quintal, Coisas de Rua, Plataforma Convidança, Sala de Leitura Paulo Brás e Por Dentro da Casa são alguns exemplos de ações importantes desenvolvidos por meio do festival. “O Caldeirão Cultural é de grande importância para o subúrbio por ser um meio de proporcionar visibilidade para a produção artístico-cultural da região, além de fortalecer a rede de cultura já existente e ao mesmo tempo adicionar a essa rede manifestações ainda frágeis, que poderão se erguer a partir da alavanca que o próprio festival se tornou”, destaca Ana Vaneska Santos de Almeida, coordenadora do espaço.
O Centro Cultural Plataforma faz parte da rede de espaços culturais sob a coordenação da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e gerido em parceria com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

SERVIÇO : Festival das Artes Caldeirão Cultural
QUANDO : De 31 de maio a 30 de junho 2013
ONDE : Centro Cultural Plataforma – Praça São Brás s/n, Plataforma – Salvador - Bahia
Mais informações: (71) 3117-8107 – ( 71) 8256-2851 – (71) 9117-7550


- http://www.centroculturalplataforma.com/


Fonte : - junho 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br