carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Audiovisual, circo, dança, música e teatro da Bahia batem bola
Copa das Confederações em Salvador



Expoentes e veteranos das artes baianas participam de ações que ocupam o Complexo Cultural dos Barris, o Teatro Castro Alves e o MAM-BA, tudo com entrada franca Durante o período da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, não apenas o futebol é arte e estrela na Bahia. Enquanto o Brasil se reúne em torno deste grande evento esportivo, e Salvador recebe três jogos do torneio, artistas do estado estabelecem diálogo com outros cenários culturais, com a cidade, com cidadãos locais e turistas – uma oportunidade de mostrar ao mundo a produção artística baiana e completar a festa da população residente com acesso privilegiado a apresentações de audiovisual, circo, dança, música e teatro da cena contemporânea do estado. Dentro do projeto Cultura em Campo, em que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA) realiza uma programação cultural neste momento, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) promove três ações: o CINESomBA, um festival que une audiovisual e música; o MAM-BAHIA: Outras Sonoridades, com sete shows de expoentes e veteranos acompanhados de transmissão de jogos; e a Programação Baiana de Circo, Dança e Teatro, com 25 trabalhos destas linguagens. Todas as atrações são gratuitas.

CINESomBA
Cinema que dialoga com a música, música que dialoga com o cinema; cineasta que faz música, músico que faz cinema; videoclipe, a mais clara junção entre as duas linguagens: assim é o festival CINESomBA, que ocupa a estrutura do Complexo Cultural dos Barris, o que inclui as salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Quadrilátero da Biblioteca e Galeria Pierre Verger. Mostras e instalações, além de exibições audiovisuais em videomapping e transmissão de jogo do Brasil, estão na programação, que se estende ao longo de três dias, de 14 a 16 de junho (sexta a domingo), das 9 às 22 horas, com entrada franca. Na lista de filmes, traços da música da Bahia aparecem em curtas, médias e longas-metragens. Ao final de cada dia, um show encerra as atividades em conexão com o que foi visto nas telas, trazendo André Luiz Oliveira, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção, Karina Buhr, Mariella Santiago e Moreno Veloso. Diariamente, durante todo o horário do evento, visitantes vão se deparar com uma instalação sonora com obras do músico Arto Lindsay. Também todos os dias, a partir das 18h30, videoclipes baianos dos mais variados estilos, do rock ao pagode, da MPB ao arrocha, serão exibidos na fachada da Biblioteca e, em seguida, os VJs Jan Cathalá e Caetano Britto, ao lado dos DJs Edbrass e Maira, também fazem suas projeções em videomapping.

  • Na sexta-feira (14/6), durante a tarde até início da noite, tem os curtas O Alquimista do Som (Walter Lima), Solange Tô Aberta(Claudio Manoel), Hip Hop com Dendê (Fabiola Aquino) e Brasilianos (Claudia Chávez), e os médias e longas O Irrecuperável(Marcela Bellas), Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano (Henrique Dantas) e Cacau do Pandeiro – O Mundo na Palma da Mão (Marcio Santos). A mostra contará, ainda, com uma edição especial da obra em construção A Mensagem de Fernando Pessoa – Mito e Música, do diretor André Luiz Oliveira, que também apresentará, às 21 horas, o show A Mensagem, em homenagem a Fernando Pessoa, com participação da fadista portuguesa Gloria de Lourdes.
  • No sábado (15/6), a partir das 14 horas, os DJs Edbrass e Maira fazem o som de aquecimento para a transmissão do jogo Brasil X Japão, às 16 horas, no Quadrilátero da Biblioteca. A festa do dia se completa com Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr num espetáculo em reverência aos Novos Baianos.
  • No último dia, domingo (16/6), além do curta O Novíssimo Baiano (Hélio Rodrigues), toda a tarde será recheada de médias e longas: Efeito Bogary (Rodrigo Luna e Renato Gaiarsa), Os Doces Bárbaros (Jom Tob Azulay), Úteros em Fúria – Uma Videobiografia (Chico Castro Jr.), Samba-Reggae: A Arma É Musical (Maíra Cristina) e Sonora Rio Bahia (Jasmin Pinho). Fechando o evento, Mariella Santiago e Moreno Veloso fazem show em homenagem a Caetano Veloso.


MAM BAHIA - OUTRAS SONORIDADES
A música que representa a Bahia contemporânea para o mundo reunida em três domingos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Nos dias 16, 23 e 30 de junho, os shows, que são gratuitos, acontecem depois, nos dois primeiros domingos, e antes, no dia da final do torneio, da transmissão de jogos em plena área livre do museu – um cenário especial para conferir as partidas da Copa das Confederações.
No primeiro domingo (16/6), tem Samba Chula de São Braz, de Santo Amaro, Recôncavo da Bahia, com suas tradições musicais, e o balanço e ritmos pulsantes de Dão & A Caravana Black. No segundo (23/6), OQuadro, diretamente de Ilhéus, apresenta seu hip hop; Os Nelsons, de Paulo Afonso, vem com seu dub baiano; e BaianaSystem, um dos mais destacados fenômenos da atual cena local, coloca a guitarra baiana para fazer música urbana. Por fim, no último dia (30/6), é vez da inconfundível voz de Lazzo Matumbi, mestre da música negra brasileira com mais de 30 anos de carreira, e de Márcia Castro, em sua mistura de gêneros que a coloca como representante fundamental da música baiana desta geração. Esta especialíssima seleção parte do programa Bahia Music Export, uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a FUNCEB, que apoia a promoção internacional da música da Bahia. Todos os nomes que integram o MAM-BA: Outras Sonoridades fizeram parte de pelo menos uma das três coletâneas lançadas pelo projeto em 2010, 2011 e 2012, e que foram utilizadas em ações de internacionalização da produção musical do estado. O fato de estarem nestes álbuns, que têm curadoria de especialistas em promoção da música brasileira nos mercados de outros países, é mais uma comprovação do potencial artístico e da relevância crítica e popular destes exemplares artistas e bandas da Bahia.

PROGRAMAÇÃO BAIANA DE CIRCO, DANÇA E TEATRO
  • Vinte e cinco propostas de circo, dança e teatro, entre espetáculos, intervenções urbanas, apresentações de teatro de rua, dança de rua e cenas curtas, se apresentam no Vão Livre (18h30) e na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (20h), além de se estenderem em ocupações do entorno do teatro, no Campo Grande, entre as 16 e 18 horas. As sessões ocorrem em todos os locais nos dias 17, 18 e 21 junho, e depois seguem diariamente de 25 a 29 do mesmo mês, todas com entrada franca.
  • Variadas estéticas, artistas, grupos, trajetórias estão na lista, que foi definida a partir de um recorte que também considera o universo de obras apoiadas através dos projetos e mecanismos de apoio da FUNCEB/SecultBA em anos anteriores, a exemplo do Quarta que Dança, Temporada Verão Cênico e Kit Difusão do Teatro da Bahia.
  • Na área de circo, estão A Rádio do Seu Coração (Cia. Fulanas de Circo); Circo de Um Homem Só (João Lima); É das Palhaças que Eles Gostam Mais (Nariz de Cogumelo); Estórias Africanas (Nação Circense); O Mágico Dimmys (Ediomário Odilon Rosa); e O Malabarista (Malabares Mágicos), oriundo do Vale do Capão – Palmeiras, na Chapada Diamantina.
  • Em dança, estão Ah, Se Eu Fosse Marilyn (Edu O.); Colapso (Ariana Andrade); Dança das Palavras (Jean Souza), da cidade de Candeias; Das Ruas para Ruas (Independente de Rua); Gráfico Planificado da Violência (Fernando Lopes); Instante Dilatado(João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica); Maçaroca – Investigações Gambiárricas (Márcio Nonato e Paula Carneiro Dias); Opaxorô (Grupo Gênesis – Mestre King); e Síntese (Grupo de Performances Street Vibe), de Vitória da Conquista.
  • Já em teatro, a programação traz A Alma Encantadora do Beco (Djalma Thürler); Bastidores – A Festa que Você Não Vê (Jacyan Castilho); Butô de Bêbado Não Tem Dono (Grupo Alvenaria de Teatro); Das Tripas, Coração (Roberta Nascimento); Entre Nós – Uma Comédia sobre Diversidade (João Sanches); Namíbia, Não! (Lázaro Ramos); O Circo de Solenildo (Companhia Operakata de Teatro), de Vitória da Conquista; Sebastião (Fábio Vidal); Siré Obá – A Festa do Rei (Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas), da cidade de Alagoinhas; além do infantil De Sol, De Céu e De Lua (Mariana Moreno e Grupo Teca-Teatro), que excepcionalmente tem sua sessão às 16 horas na Sala do Coro do TCA.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui


Fonte : SECULT BA (29/05/13 | 10H05)- junho 2013

volta | contato
www.carnaxe.com.br