carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Dão e Samba Chula de São Braz fazem a estreia do MAM-BAHIA: Outras Sonoridades
diversidade e cultura



Começa neste domingo, 16 de junho, a temporada de três semanas do MAM-BAHIA: Outras Sonoridades, que traz a música que representa a Bahia contemporânea para o mundo em sete shows gratuitos no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Na estreia, a partir das 18 horas, tem Samba Chula de São Braz, de Santo Amaro, Recôncavo da Bahia, com suas tradições musicais, e o balanço de Dão & A Caravanablack. Antes e no intervalo das apresentações, o DJ Roger’N’Roll faz a festa. A ação, realizada pela Huol Criações com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), integra o projeto Cultura em Campo, em que a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA) realiza uma programação especial durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, promovendo a produção artístico-cultural baiana. O encontro de Dão & A Caravanablack e o Samba Chula de São Braz se repete depois de terem desfilado juntos no Carnaval de 2010, com o projetoQuilombolasoul, em trio independente do programa estadual do Carnaval Pipoca.

O Samba Chula de São Braz faz parte da história do samba de roda do Recôncavo Baiano, tombado como patrimônio imaterial da humanidade desde o ano de 2005. O grupo representa com talento e espontaneidade a tradição oral do samba de roda da Bahia. Criado oficialmente em 1995, é liderado por Fernando de Santana e tem como integrantes os cantadores de chula João do Boi e Alumínio. O samba de roda e a chula (uma variação das cantigas de samba que aborda de forma poética temas do cotidiano, relatando conflitos da vida e ofertando conselhos de quem já viveu bastante e tem muito que ensinar) são linguagens que sempre estiveram presentes na história de vida desses artistas, desde a tenra infância na Vila de São Braz, em Santo Amaro. Já Dão é uma espécie de pesquisador do balanço, artista literalmente comprometido com ritmos pulsantes, fazendo da sua música sempre uma festa. Influenciado por nomes como Tim Maia, Hildon, Cassiano, Jackson do Pandeiro, Jorge Ben, Carlos Dafé e outros guerreiros do balanço da música black brasileira, Dão traz para a nova geração um beat de reencontro que vem com teor de alegria e muito swing. Para compor seu universo musical, se apropria de diversas referências, criando uma blackmusic contemporânea que contagia a todos com uma mistura de ritmos brasileiros e africanos.

Próximos domingos – No segundo dia do MAM-BAHIA: Outras Sonoridades(23/6), também a partir das 18 horas, Os Nelsons, de Paulo Afonso, vem com seu dub baiano; OQuadro, diretamente de Ilhéus, apresenta seu hip hop; e BaianaSystem, um dos mais destacados fenômenos da atual cena local, coloca a guitarra baiana para fazer música urbana. Nos intervalos, DJ Mauro Telefunksoul comanda a festa.

Por fim, no último dia (30/6), a partir das 15 horas, é vez da inconfundível voz de Lazzo Matumbi, mestre da música negra brasileira com mais de 30 anos de carreira, e de Marcia Castro, em sua mistura de gêneros que a coloca como representante fundamental da música baiana desta geração. O DJ Roger’N’Roll mais uma vez toca na abertura e entre os shows. Para completar, depois das apresentações, será transmitida ao vivo a partida da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, com a oportunidade de conferir o encerramento do torneio no belo pôr-do-sol do privilegiado cenário do local. Esta especialíssima seleção parte do programa Bahia Music Export, uma parceria da Assessoria de Relações Internacionais da SecultBA com a FUNCEB, que apoia a promoção internacional da música da Bahia. Todos os nomes que integram o MAM-BA: Outras Sonoridades fizeram parte de pelo menos uma das três coletâneas lançadas pelo projeto em 2010, 2011 e 2012, e que foram utilizadas em ações de internacionalização da produção musical do estado. O fato de estarem nestes álbuns, que têm curadoria de especialistas em promoção da música brasileira nos mercados de outros países, é mais uma comprovação do potencial artístico e da relevância crítica e popular destes exemplares artistas e bandas da Bahia.

SERVIÇO : MAM-BAHIA: Outras Sonoridades
- 16 de junho 2013 - 18h - Samba Chula de São Braz + Dão & A Caravanablack + DJ Roger’N’Roll
- 23 de junho 2013 - 18h - Os Nelsons + OQuadro + BaianaSystem + DJ Mauro Telefunksoul
- 30 de junho 2013 - 15h - Lazzo Matumbi + Marcia Castro + DJ Roger’N’Roll + transmissão do jogo da final da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia - Salvador BA
Quanto: Gratuito (sujeito à lotação) – distribuição de pulseiras de acesso se iniciam uma hora e meia antes do início dos shows
Realização: Huol Criações
Patrocínio: FUNCEB/ SecultBA
Apoio: MAM-BA/ IPAC


Fonte : Secult BA (14/06/13 | 11H06) - junho 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br