carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Cortejo e feijoada marcam o Dia da Baiana do Acarajé em Salvador
bastidores da folia



Tradicional ícone da cultura popular brasileira e principal agente de divulgação da Bahia em território nacional e internacional, a Baiana do Acarajé foi homenageada nesta segunda-feira (25), com uma série de atividades no Centro Histórico de Salvador. Os eventos contaram com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura, Turismo e Promoção da Igualdade Racial. Durante a manhã, mais de 200 profissionais participaram de uma missa na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. A celebração religiosa contou com a presença de baianas que moram em diversos pontos do Brasil como Lúcia Maria Cerqueira Santos, que está há 19 anos em Brasília, onde possui um ponto de vendas de acarajé. “Todos os anos eu venho para participar dessa festa. Tenho muito a agradecer a Deus a profissão que escolhi, pois a venda de quitutes garantiu a formação da minha filha em uma universidade”, contou.

Rita Santos, que preside a Associação das Baianas do Acarajé (Abam), afirmou que as mulheres que comercializam os tradicionais quitutes têm uma história de luta e comentou a grande vitória que a categoria obteve em 2013. “Conseguimos dobrar a Fifa e vamos poder vender acarajé na Arena Fonte Nova durante a Copa do Mundo”, explicou. O diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, participou das comemorações pelo Dia da Baiana, no Pelourinho, e ressaltou o apoio dado pela estatal para as festividades. “Temos que ter o reconhecimento a esse importante personagem da nossa cultura. Além do evento no Centro Histórico estamos realizando ações em homenagem ao Dia da Baiana no aeroporto e também no porto de Salvador”, completa.

Além da missa, a programação oficial do Dia da Baiana contou com um cortejo pelas ruas do Pelourinho e um almoço festivo.


Fonte : SECULT BA (25/11/13 | 16H11) . Bahiatursa - novembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br