carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Varanda do Sesi 2013
pelourinho cultural
Diversas atrações atividades estão programadas pelo espaço em Cachoeria



Um programação variada compõe a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira. Além das mesas que trarão nomes locais, nacionais e internacionais, e a programação infantil, a Flica também terá espaço para a música e arte. A Varanda do Sesi, que tanto sucesso faz em Salvador, no Rio Vermelho, se desloca para o casarão do Museu do IPHAN, na Praça da Aclamação em Cachoeira, repetindo o sucesso do ano anterior. Em sua programação a Varanda traz a Sala de Som SESI, um programa de entrevistas sobre música tendo como âncora o músico Alexandre Leão, que proporcionará ao público um maior conhecimento sobre as vertentes musicais e será gravado para transmissão via web. Serão entrevistados os músicos Lazzo Matumbi e a Orquestra de Reggae Sinfônica sobre o reggae no Recôncavo; Roberto Mendes e o grupo de samba Raízes de Acupe sobre o samba chula e a Orquestra de Pandeiros de Itapuã e o Samba de roda de Dona Dalva sobre o ritmo do pandeiro, após as entrevistas os artistas apresentarão um pocket show.

Na sala de entrada acontecerá a exposição “Cachoeira: Memórias”, composta de 40 fotografias que narram lugares e momentos importantes de Cachoeira, desde 1792 até hoje. A curadoria é de Jomar Lima museólogo, fotógrafo e gerente técnico da Fundação Hansen Bahia (FHB). As imagens são do acervo pessoal de Alzira Costa, Erivaldo Brito, Jomar Lima e do IBGE. É uma iniciativa da Fundação Hansen, Coordenadoria Municipal de Museologia da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira com apoio do SESI. Roberto Mendes, compositor de várias canções gravadas por Maria Bethânia, estudou e popularizou a chula, através do DVD intitulado Sotaque em Pauta – Chula: o canto do Recôncavo. Presente apenas no Recôncavo baiano e no norte de Portugal, a chula – canto violado do Recôncavo – foi declarada obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 25 de novembro de 2005. O livro possibilita o estudo dos fenômenos linguísticos ocorrentes na letra das músicas e, o DVD, mostra o modo peculiar como a chula é tocada. Na Varanda do SESI durante a Flica terá uma aula sobre a Chula tendo a oportunidade de ouvir seus diversos toques.
Samba de Roda Raízes de Acupe- Fundado em 23 de junho de 2006 no Distrito de Acupe/Santo Amaro Bahia, o Grupo tem como componentes Mestres cantadores de samba de roda; Mestras da dança do Samba de Roda, tocadores, cantadores e Sambadeiras que têm como profissões: pescadores, marisqueiras e lavradores, residentes em comunidades do distrito. Acupe é uma comunidade de origens indígenas e africanas e é conhecida por manifestações tradicionais criadas por escravos na sua maior parte Nagô. A história de Acupe será conhecida na Varanda do SESI, Flica 2013.

Lazzo Matumbi tem uma trajetória em que poesia e lirismo se confundem. São 31 anos de carreira com sete CDs gravados e repletos de sucessos, além de participações em discos de outros cantores. Composições como “Alegria da Cidade”, “Me Abraça e Me Beija” e “Do jeito que seu Nego Gosta”, dão provas de que talento e sensibilidade andam juntos. Na Flica Alexandre Leão conversa com Lazzo sobre o reggae e suas peculiaridades.

A Orquestra Reggae Sinfônica é a união de duas manifestações tradicionais da cultura musical do Recôncavo baiano, a Filarmônica e o estilo Reggae. Composta por integrantes de 10 a 18 anos sob a regência do maestro Flávio Santos, a orquestra experimenta a musicalidade como canal de expressão de sentimentos espiritualidade e com este intento rege um repertório cujas poéticas remetem as heranças do reggae, prezando pela qualidade sonora e técnica dos seus músicos promovendo um som vibrante que se torna atrativo a interação do público. A Orquestra de Pandeiros Itapuã, é executora da fusão dos ritmos tradicionais e contemporâneos servindo-se de outros instrumentos – violão, baixo, pife, flauta, trombone,sanfona, percussão, bateria, - e voz como seus integrantes em suas apresentações. Ressalta-se a utilização do sampler como instrumento inovador em orquestras. Para o show a ser realizado em Cachoeira, no Projeto FLICA, será apresentado o pocket show, sua formação será: pandeiros, flauta, violão e voz.

O Samba de Roda de Dona Dalva é um dos mais tradicionais Sambas de Roda da Bahia. Fundado em 1958 por charuteiras da antiga fábrica Suerdieck, possui como líder a Doutora do Samba Dalva Damiana de Freitas, integrante da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, compositora, cantora e sambadeira além de uma vida dedicada à cultura popular, um dos motivos que justificou e lhe foi conferido o Título de a Doutora Honoris Causa pela UFRB. Dentre seus projetos estão a formação do Samba de Roda Mirim Flor do Dia e a importante iniciativa de do grupo no processo de registro do Samba de Roda como Patrimônio Cultural do Brasil e Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Na Varanda do SESI na Flica Alexandre Leão conversa com D. Dalva sobre o samba de roda.

A Flica - Entre os dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da CALI - Cachoeira Literária. O Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer, e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são os curadores.

A Flica tem Patrocínio da Oi e Coelba, através do Fazcultura, uma parceria entre a Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura, do Governo do Estado da Bahia, Terra de Todos Nós.

Dia 24.10.13 – Tema: Samba Chula
- Roberto Mendes - Santo Amaro da Purificação
- Samba de roda raízes de Acupe - Acupe de Santo Amaro

Dia 25.10 – Tema: Reggae no Recôncavo
ESTRÉIA DO ALAVONTÊ
- Durval Lelys (ASA DE AGUIA)
- Manno Góes
- Ricardo Chaves
- Magary Lord
- Ramon Cruz estreiam “Alavontê”


Fonte : SECOM BA - outubro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br