carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Calendário Oficial de Eventos de Salvador conta com 93 eventos até 2017
bastidores da folia
Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar)



O presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Pedro Costa, participou, nesta quarta-feira (18), do lançamento pela Prefeitura de Salvador do Calendário Oficial de Eventos. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Turismo e Cultura (Sedes), o projeto contará com 93 eventos até março de 2017 realizados gratuitamente em espaços públicos. O calendário – dividido nas três categorias “Fé na Festa”, “Cidade dos Festivais” e “Eventos Especiais” – tem como planejar a capital baiana para que tenha uma programação cultural diversificada para moradores e turistas durante todo o ano.

A “Fé na Festa” visa promover e revitalizar as festas populares, além de agregar outras festividades religiosas. Nessa categoria estão: Reis, Lavagem do Bonfim, 2 de Fevereiro, Itapuã, Semana Santa, Corpus Christi, Santa Bárbara, Conceição da Praia, Santa Luzia e Natal. “Cidade dos Festivais” são eventos que possuem como característica comum a duração sempre igual ou superior a dois dias e reunindo elementos de diversos segmentos culturais. Neles estão o Festival da Cidade, Festival Perc Pan, Festival da Cultura Latina, Festival da Criança, Festival 2 de Julho, Festival Boca de Brasa, Festival da Primavera, Festival de Música de Salvador, Festival do Samba, Festival África-Brasil e Festival Baía de Todos os Santos.

Já nos “Eventos Especiais” estão classificados, por exemplo, o Carnaval e o Réveillon. Também fazem parte dessa categoria a Bienal da Literatura, Bienal de Fotografia, Bienal de Artes Plásticas, Bienal de Moda e Design, Carnaval da Copa, Salvador Olímpica e Parada Gay. “Agora que superamos as dificuldades iniciais, estamos dando início a novos ares em Salvador. Estamos sendo corajosos e audaciosos com a cidade que estava deprimida e desinteressante para o turista e governo do Estado será parceiro como tem sido em outras iniciativas”, afirmou o prefeito ACM Neto, que também apresentou a marca oficial do Turismo da Prefeitura para promover na cidade atividades culturais, de entretenimento e o turismo ao mesmo tempo à população e ao turista.

Festival da Primavera - Para este ano, o calendário começa a valer no próximo final de semana com o Festival da Primavera, que vai do pôr-do-sol do próximo sábado (21) a domingo (22). Durante 24 horas, as ruas do bairro do Rio Vermelho se transformarão em palco de shows, exposições, recreação infantil, gastronomia, entre outras atrações culturais.

Dentro da programação do sábado, dia 21 de setembro, que começa às 16h30, a população vai poder acompanhar os Palhaços do Rio Vermelho pelas ruas do bairro, que estarão fechadas para carros durante todo o evento. Em seguida, acontecerão os shows do Cortejo Afro, Márcio Melo e Baiana System, no Largo de Santana, onde será montado um palco. Ainda na noite de sábado, acontece um show pirotécnico e o Festival de Comidas Pesadas, servida pelos estabelecimentos que estarão participando do evento.

A manhã de domingo (22) começa com atividades físicas com a equipe da Academia Vila Forma. A partir das 8 horas, se iniciam as atividades infantis com o projeto Ruas de Lazer, onde vão acontecer as apresentações de rodas de samba, Quabales e fanfarras, além do grupo Canela Fina. Durante todo o dia acontecem ainda apresentações de filmes, exposições, mostra de arte, entre outros. O festival será finalizado com o show de Luiz Caldas, às 16h30, no Largo de Santana.


Fonte : Concar (18/09/2013) 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br