carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Orquestra Museofônica e Balé Folclórico da Bahia apresentam palestra musicada e coreografada
bastidores da folia



Em parceria com o Teatro Miguel Santana, o Solar Ferrão apresenta o evento Orquestra Museofônica e Balé Folclórico sonorizam Ibejis – Palestra Musicada e Coreografada, no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 16h, no Teatro Miguel Santana. A ação celebra a 7ª Primavera dos Museus, que faz parte do calendário comemorativo do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Nos museus de todo o país, serão realizadas atividades em torno de um mesmo tema: Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira.

O evento é também uma homenagem aos 25 anos do Balé Folclórico da Bahia. Criador e diretor da companhia de dança, Vavá Botelho mostra o seu lado cantor, ao se apresentar junto com a Orquestra Museofônica, regida pela etnomusicóloga Emília Biancardi. Integrantes do Balé Folclórico também participarão do espetáculo. Em paralelo, a coordenadora do Solar Ferrão, Osvaldina César, fala sobre a herança africana na Bahia. “Será uma conversa mesmo, onde pretendo trazer a África para a Bahia, numa espécie de reafirmação de processos de memória e valorização do legado desses povos”, avisa Osvaldina.

Amigos de longa data, nesse espetáculo, Emília Biancardi e Vavá Botelho retomam a parceria profissional, que começou há 35 anos. “Eu a chamo de la madre e ela me chama de filhote de onça”, brinca Vavá, sobre a relação de carinho entre os dois. O bailarino conheceu Emília quando entrou no Viva Bahia, grupo folclórico criado pela etnomusicóloga na década de 70. “Até então, eu não sabia exatamente que carreira seguir. A família achava que a arte era um hobby e dizia que eu tinha que ter uma profissão ‘de verdade’. Eu já tinha até pensado em ser arquiteto”, relembra. “Ela que me mostrou o rumo da minha vida profissional”.

A atividade Orquestra Museofôninica e Balé Folclórico sonorizam Ibejis – Palestra Musicada e Coreografada é gratuita e aberta ao público. O Teatro Miguel Santana fica na Rua Gregório de Matos, 49, Pelourinho. Informações pelo (71) 3116-6740.


Fonte : Secult BA (24/09/13 | 10H09) - setembro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br