carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Depois do padê no Pelô, Gandhy segue com o tapete de paz pela cidade
bastidores da folia



Com o Padê de Exu, ritual emblemático que tradicionalmente abre os caminhos do seu desfile, o mais antigo e tradicional afoxé da Bahia ainda em atividade, os Filhos de Gandhy, pediu proteção aos orixás e deu início ao seu desfile no Carnaval 2014 no Pelourinho. Com dança, cânticos e alimentos como mingau de milho branco, azeite, mel e farofa de dendê foi realizada a oferenda para Exú, a saudação a Ogum e a soltura das pombas em cumprimento a Oxalá. “O ritual é uma espécie de limpeza da áurea de cada um dos seus participantes, mas a benção é extensiva a todos”, explica Valdemar José de Souza (Tio Souza), diretor social da entidade. A saída do Gandhy no Centro Histórico de Salvador é uma das mais concorridas atrações da programação do Carnaval do Pelourinho que tem 73 atrações neste ano, entre shows, fanfarras, performances e desfiles pelas ruas, além de grandes cantores e compositores em um grande palco armado no Largo do Pelô.

O afoxé completa 65 anos de existência. Foi criado em 1949 por estivadores do cais de Salvador, todos praticantes do candomblé, reunindo hoje cerca de 8 mil membros, homens inspirados pelo princípio da não violência. “A mensagem do Gandhy para o carnaval deste ano é a mesma de quando ele foi criado, a mensagem da paz, da não-violência”, afirma Tio Souza.

 

Deixando um tapete branco formado pela indumentária de milhares de participantes, ao som do ijexá, o Gandhy seguiu para a Praça Castro Alves onde participou do Afródromo. Desde 2010, o ‘Desfile de Afoxés’ – manifestação carnavalesca composta por cânticos, indumentárias, instrumentos musicais e rituais das religiões afro-brasileiras – integra a identidade da folia baiana, tendo sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, via Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), com decreto do governador Jaques Wagner. O decreto garante reconhecimento oficial e prioridade nas linhas de financiamento destinadas à preservação dessa manifestação cultural.


  QUANDO : 02 de março 2014 - DOM
  O QUE: Bloco Afoxé Filhos de Gandhy
  QUEM : Banda Mathatma
  SAÍDA : Circuito Batatinha (Pelourinho)
  SEGUE POR : Circuito Osmar (Av /Campo Grande) - Salvador BA


Fonte e Foto : SECULT BA - fevereiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br