carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Festival celebra diversidade cultural no Subúrbio Ferroviário
pelourinho cultural
Produção cultural de jovens negros é tema de evento que ocorre neste final de semana



Um encontro produzido com e para jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Esse é o objetivo do “Festival das Periferias: Subúrbio na Diversidade” que ocorre entre os dias 12 e 13 de dezembro no Centro de Referência do Parque São Bartolomeu. O evento faz parte das ações do Projeto de Formação em Produção Cultural, realizado pela ONG Cipó Comunicação Interativa e patrocinado pela Petrobras por meio da seleção pública Integração Petrobras Comunidades.
O Festival trará um conjunto de oficinas e atrações culturais nas mais diversas linguagens: dança, música, fotografia, grafite, rádio, vídeo, produzidas por grupos culturais juvenis do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O primeiro dia ainda contará com o lançamento da campanha “Ei, Pega Visão! Jovem Consciente é Jovem Diferente” que aborda o consumo indevido de bebidas alcoólicas por adolescentes e jovens.

Campanha Ei, Pega Visão! Jovem Consciente é Jovem Diferente
A campanha produzida pelos jovens em formação na Agência de Comunicação do Subúrbio marca o fim do processo do ciclo anual de mobilizações da turma. A ideia é abordar o problema do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes e jovens a partir de uma linguagem e conteúdos próximos ao cotidiano da juventude da periferia. Compõem a campanha peças de rádio, vídeo, fotografia e Design Gráfico. A Agência de Comunicação do Subúrbio é um projeto da Cipó Comunicação Interativa, financiado pelo Fundo Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – FéCriança e pelo Programa Jovens de Responsa da AMBEV. Essa ação também conta com o apoio da Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Joanes Leste e do Centro Cultural Plataforma.

O Projeto de Formação em Produção Cultural e Cultura Digital
O Projeto Produção Cultural e Cultura Digital foi contemplado pela seleção pública Integração Petrobras Comunidades, que é voltada para o desenvolvimento de projetos em comunidades do entorno das unidades da companhia. Por meio dela, a Petrobras reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, além de promover a democratização do acesso a seus recursos e a transparência na escolha dos projetos selecionados.
O objetivo do projeto é contribuir para a qualificação profissional, empreendedorismo e inserção no mercado da economia criativa de jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A iniciativa prevê a formação e articulação de coletivos culturais juvenis do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Essa ação também conta com apoios estratégicos da Faculdade de Comunicação da UFBA, Sesi Rio Vermelho, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, Centro Cultural Plataforma e Associação de Moradores de Plataforma.

O que? Festival das Periferias: Subúrbio na Diversidade
Quando: dias 12 e 13 de dezembro 2014
Onde: Centro de Referência do Parque São Bartolomeu
Contatos: Geise Oliveira (8181-7431), Leandro Vilas Verde (8187-3769)


12/12 – Sexta-feira
08:30 – Capoeira
09:10 – Oficinas: formação em mediador de leitura, grafite, poesia.
12:00 – Intervalo
13:30 – Lançamento da Campanha “Ei, Pega Visão! Jovem Consciente é Jovem Diferente” da Agência de Comunicação do Subúrbio.
14:30 – Renascer Dance
15:00 – Grupo Conspiração
15:30 – Ns Crew
16:00 – Street Dance de Alagados
16:30 – Corpo de Baile Raizes Black

13/12 – Sábado
09:30 – Mostra expositiva das oficinas
11:00 – Teatro Raízes de Pirajá
12:00 – Intervalo
14:00 – Batalha Lição Final e Thor
14:30 – Desfile da Beleza Negra
15:20 – Samba dos Amigos
15:40 – Escolha da musa
15:50 – Tallowah
16:20 – Encerramento


Fonte : SECOM BA (10/12/14 | 17H12) - dezembro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br