carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


XXIV Lavagem Cultural antecipa o Carnaval no Pelourinho
bastidores da folia



Tradicional festa dos funcionários e amigos da FUNCEB agita as ruas do Centro Histórico e coroa este ano os vocalistas da banda Filhos de Jorge
Antes de a folia em Salvador começar oficialmente, a quarta-feira pré-carnaval, este ano na data de 26 de fevereiro, é marcada pela tradicional Lavagem Cultural, promovida e festejada por funcionários e amigos da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Em 24ª edição, o evento começa com concentração em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile, a partir das 15 horas. Depois, um cortejo segue pela Rua da Misericórdia, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Lá, serão coroados os homenageados deste ano – o rei Dan Miranda e a rainha Marta Lan, vocalistas da banda Filhos de Jorge – e a diversão segue com show de Mirela Bastos e Banda Menina Baiana.
Pelas ruas do Centro Histórico, a animação é conduzida por baianas estilizadas do Grupo Folclórico Bahia Axé, que dão o tom ritualístico da Lavagem e colorem o cortejo. Os foliões são também animados pelas bandas de sopro e percussão do Maestro Reginaldo de Xangô e Terra da Felicidade.
A Lavagem Cultural é um momento de integração e confraternização tanto para os funcionários da FUNCEB e SecultBA – que lidam o ano inteiro com eventos culturais da Bahia –, quanto para baianos e turistas que queiram curtir e dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos. Todos são convidados a integrar o folguedo nas ruas. Já o acesso à festa no Largo Pedro Archanjo é permitido aos portadores da camisa do evento, à venda com a equipe organizadora na sede da FUNCEB.

ORIGEM
A primeira Lavagem Cultural aconteceu em 1989, quando a FUNCEB ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagemprosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gil (ex-Banda Beijo), Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima e Ana Mametto. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral. Hoje, a sede da FUNCEB está localizada Rua Guedes de Brito, 14 – Pelourinho.

XXIV LAVAGEM CULTURAL
QUANDO : 26 de fevereiro 2014 - QUA - 15h
ONDE : Do Palácio Rio Branco, na Rua Chile, ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho - Salvador BA


EDIÇÕES ANTERIORES
2013 - 23ª edição
2005 - 15ª edição
2001 - 11ª edição



Fonte : SECULT BA 14/02/14 | 16H02) - fevereiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br