carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Produtores de carnaval do Brasil, América Latina, África e Caribe se reúnem em Intercâmbio em Salvador
bastidores da folia
Além de visitar barracões e conhecer a produção dos desfiles, produtores de carnaval vão participar dos ensaios técnicos de algumas escolas de samba



Com o objetivo de compreender o impacto socioeconômico do Carnaval na vida dos homens e mulheres negras responsáveis pela festa no país, a Fundação Cultural Palmares – MinC em parceria com a Fundação ACUA (Activos Culturales Afro), realiza entre os dias 21 e 23 de fevereiro, emSalvador/BA, rodas de intercâmbio entre produtores de carnaval do Brasil e de Angola, Barbados, Benin, New Orleans (EUA) e Trinidad & Tobago.

O encontro, realizado no âmbito do Seminário Internacional Carnaval, Identidade Negra e Economia Criativa (que acontece em Recife/PE, nos dias 19 e 20 de fevereiro), pretende concretizar a troca de experiências que envolvem o carnaval na região latino-americana e caribenha, permitindo aos criadores de carnaval dos seis países realizarem visitas técnicas aos locais de ensaios de blocos afro como o Bankoma e o Ilê Aiyê.

CARNAVAL E A DIÁSPORA NEGRA
O diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP-MinC, Lindivaldo Júnior, explica que essa troca de experiências deverá ser totalmente enriquecedora para todos os países envolvidos, uma vez que o trabalho com o carnaval pode fortalecer a identidade negra dos produtores. “E isso acaba acontecendo em toda a diáspora africana. Esse encontro vai fortalecer o produtor do carnaval e o coletivo no qual ele está ligado”, completa.
Lindivaldo afirma ainda que outra questão importante do carnaval é o fato dos eventos realizados em todo o país escoarem a produção cultural negra em grande escala. “Por isso que trabalhar o conceito de economia criativa é importante, porque essas pessoas também dependem do carnaval para o seu sustento. Os encontros vão ajudar essas pessoas a investirem na produção e se organizarem para ter o melhor resultado com o seu trabalho”, aponta o diretor da Fundação Palmares.
O intercâmbio é gratuito e aberto ao público. Para participar dos debates na capital baiana, os interessados devem enviar e-mail para a Representação Regional da FCP – MinC na cidade:fcp.bahia@palmares.gov.br.

21 DE FEVEREIRO 2014 - SEX
Manhã: chegada a Salvador
Tarde: visita ao centro histórico pelourinho (espaços comerciais/artísticos afro-brasileiros)
Noite: Coquetel de acolhimento com lideranças e autoridades locais.
Local: Solar do Ferrão-Rua Gregório de Matos nº 45, Pelourinho - Salvador BA

22 DE FEVEREIRO 2014 - SAB
Manhã – Visita ao Espaço Mauanda
Local: Av.Luiz Tarquinio nº3324 - Lauro de Freitas BA

22 DE FEVEREIRO 2014 - SAB Tarde : Roda de conversa
Objetivo: propiciar espaço reflexivo sobre as experiências dos participantes do projeto, quando cada um apresenta suas vivencias na produção do carnaval
Local: Sede do bloco Afro Bankoma- Rua Queira Deus nº78,portão - Lauro de Freitas BA

22 DE FEVEREIRO 2014 - SAB
21h – Ensaio do Bloco Afro Ilê Aiyê,
Local: Senzala do Barro Preto-Rua do Curuzu,17- Liberdade - Salvador BA

23 DE FEVEREIRO 2014 - DOM
Manhã e tarde: encontro e oficina percussiva com integrantes da Banda Tambores do Mundo, composta por percussionistas de diferentes países (todos formados por músicos do bloco afro IleAiyê) que participam anualmente do carnaval soteropolitano.
Local: Forte de Santo Antonio Além do Carmo-Praça Barão do Triunfo s/n - Salvador BA
18h – Encerramento

 




Fonte : SECULT BA (20/02/14 | 15H02)- fevereiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br