carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Margareth Menezes faz homenagem aos 100 anos de Caymmi e 40 anos dos blocos afros
Brasilidade AfroPop
Carnaval de Salvador 2014 - Cordão Cultural Afropop



O Brasil cantado nas imagens musicais de Dorival Caymmi tem as mesmas cores daquele entoado pelos tambores e versos dos blocos afros. Na essência de ambos, letras e melodias que retratam o cotidiano e as tradições do povo. Inspirada por esse universo, a cantora e compositora baiana Margareth Menezes celebra em seu bloco – Cordão Cultural AfroPop – o centenário de Dorival Caymmi e os 40 anos dos blocos afros. As homenagens, que vêm desde os ensaios de verão e se estendem até o Carnaval, estão desde a inspiração da artista para montar o repertório até o figurino que usará nos dois dias de folia. Como novidade, Margareth traz a nova música ‘Minha Cidade’*, lançada especialmente para Carnaval 2014. Assinada por Samir, Rubem Tavares e Fabinho O' Brian, a música ganhou um toque especial da artista e teve seu lançamento online no dia 20 de fevereiro, nas redes sociais da de Margareth Menezes. “Como baiana que sou, nativa e totalmente identificada com esse universo de Caymmi, encantada pela sua forma poética de compor e cantar, me sinto no dever de homenageá-lo. Igualmente importante para mim foi ter conhecido o trabalho dos blocos afros e poder fazer parte dessa história. É fundamental celebrarmos os 40 anos de Ilê, os 35 anos de Olodum e de todos os outros blocos. O trabalho desenvolvido por essas sociedades civis vai muito além da simples questão de criar um ritmo para sair no carnaval. A mensagem primordial está em um trabalho de visão social e política”, afirma Margareth Menezes sobre seus homenageados.
Em 2014, o bloco Cordão Cultural AfroPop desfila com Margareth Menezes no domingo e segunda-feira de carnaval, no circuito Barra-Ondina. Nos dois dias Margareth Menezes recebe convidados especiais. No domingo (2), a artista convida os cantores Sido, do Malê DeBalê e Marcos Lessa (The Voice Brasil). Na segunda-feira (3), sobem ao trio do AfroPop o carioca Wilson Simoninha, o sertanejo João Gabriel e Peu Del Rey. A noite ainda contará com participação da banda Park Sonoro. O bloco terá ainda um terceiro dia sem cordas, dedicado ao folião pipoca. A terça-feira (4) do Cordão Cultural será comandada pela banda Mametto, que estreia no AfroPop este ano. Todo o projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Zuum Vivo Master Card e do Grupo Delfin e realização da Estrela do Mar Produções.

BRASILIDADE
Nos dois dias de festa, Margareth desfila com figurinos carregados de brasilidade. A paleta de cores e tecidos escolhidos aliam o tema ao gosto pessoal da cantora, que prefere panos leves e cores que valorizem o tom da pele negra. O dourado predomina em um vestido com calda que leva cortes de renda e tecidos leves na composição, além de pedrarias bordadas – com aplicações de cristais Swarovsky – e paetês. Em uma segunda composição, o top verde-bandeira em tecido nobre e busto bordado à mão, também com pedrarias, se une à uma saia dourada. As roupas são assinadas pelo estilista baiano Céu Rocha, que já desenha figurinos de shows para a artista há cinco anos. Os figurinos ganham um toque a mais de baianidade com os torços em tecido florido e com acessórios de grandes proporções assinados pela designer de jóias baiana Kelba Varjão.

SOBRE O AFROPOP BRASILEIRO
O AfroPop Brasileiro é um movimento de afirmação que festeja e fortalece a cultura afro-brasileira na sua universalidade. O AfroPop foi idealizado por Margareth, em 2005, e tem apoio de grandes blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, MalêdeBalê e Olodum), além de já ter recebido vários artistas convidados como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Roberto Mendes, Zélia Duncan, Dudu Nobre, Toni Garrido, Fernanda Abreu, entre outros. Atualmente, o movimento está presente no carnaval baiano através do desfile do Cordão Cultural AfroPop e vem, aos poucos, se afirmando também com gênero musical com o reconhecimento de outros artistas que se assumem AfroPop por entenderem o diferencial da proposta dentro da música produzida na Bahia.
SERVIÇO | CORDÃO CULTURAL AFROPOP
BLOCO Domingo – Margareth Menezes e convidados – Barra-Ondina – Salvador (BA) – 21h30
BLOCO Segunda-feira – Margareth Menezes e convidados – Barra-Ondina – Salvador (BA) – 22h
SEM CORDAS Terça-feira – Banda Mametto – Barra-Ondina – Salvador (BA) – 22h
Vendas: Ticketmix | sede do bloco (71) 3237-0066 / 3018-0066 | site oficial | site alô ingressos

DATAS | CARNAVAL 2014
27 de fevereiro (quinta-feira) – Camarote Nova Schin _participação show Leandro Sapucahy – Salvador (BA) – 22h
28 de fevereiro (sexta-feira) – Camarote Contigo! – Salvador (BA)
01 de março (sábado) – Aracati (CE)
02 de março (domingo) – Cordão Cultural AfroPop – Barra-Ondina – Salvador (BA) – 20h15
03 de março (segunda-feira) – Cordão Cultural AfroPop – Barra-Ondina – Salvador (BA) – 20h30
04 de março (terça-feira) – Carnaval do Pelourinho_participação com Mariene de Castro – Salvador (BA)
04 de março (terça-feira) – Camarote CAIXA

 




Fonte : - fevereiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br