carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Solar Ferrão promove aula pública de dança “Zebola” no Palácio da Aclamação
bastidores da folia



Na próxima quarta, dia 22 de janeiro, às 15h, o Solar Ferrão (Salvador/BA) promove uma aula pública de dança “Zebola” ou “Congole” (ritmo tradicional do Congo – África), no Palácio da Aclamação (Campo Grande). A aula será ministrada pelas professoras norte-americanas Gerry Greco e Roberta Fiwkel que há 28 anos desenvolvem pesquisas sobre dança africana, afro-brasileira e afro-caribenha.

Uma das características da dança Zebola é o movimento dos quadris e um dos toques utilizados para sua execução é o boganga. Entre os convidados que já confirmaram a presença estão: Grupo Eterna Juventude, alunos da Escola de Dança da FUNCEB, alunos da Academia Topazio e alunos do professor Jackson Pada, do Dique do Tororó. A atividade é gratuita e integra as ações socioeducativas do Solar Ferrão – DIMUS / IPAC. Para participar da aula, as pessoas devem estar vestidas com roupas de malha ou de tecido leve que permitam conforto para a realização dos movimentos.

A atividade será realizada com a participação dos integrantes da Orquestra Museofônica da DIMUS, que é coordenada e regida pela etnomusicóloga Emília Biancardi. A Orquestra Museofônica é uma proposta pedagógica musical idealizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), Ana Liberato, tendo como referencia a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. É composta por cerca por 30 integrantes, funcionários atuantes nas instituições museais e no IPAC, além de músicos convidados. Os instrumentos utilizados nas apresentações são provenientes das viagens de Emília por terras africanas, indígenas, orientais e europeias. Todo o acervo foi doado ao Governo do Estado da Bahia e encontra-se no Solar Ferrão, localizado no Pelourinho.


Fonte : SecultBA - janeiro 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br