carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Olodum agita Itaquerão e Pelô na abertura da Copa
bastidores da folia
O grupo anima dois locais durante a estreia do Brasil no Mundial 2014



Os tambores do Olodum encantam todos os países e principalmente o Brasil. Por isso, todo mundo quer ser contagiado de perto pelo samba reggae do grupo. Sendo assim, a única atração do país que anima dois locais distintos no mesmo momento, a estreia do Brasil na Copa do Mundo 2014 no dia 12 de junho, será o Olodum.

A abertura oficial do Mundial, que acontece no Estádio Itaquerão, em São Paulo, antes da partida entre Brasil e Croácia, vai receber a animação dos tambores mundialmente conhecidos. Paralelamente, o grupo faz a maior concentração de torcedores brasileiros em Salvador, com a Torcida Brasil Olodum, que será realizada a partir das 16 horas, no Largo do Pelourinho, para incentivar os jogadores a dar pontapé inicial positivo na Copa.

 

E não para por aí. No embalo do single ‘Samba, Futebol e Alegria’, que retrata três paixões brasileiras e será um verdadeiro ‘grito de guerra’ do Brasil durante os jogos, o Olodum tem uma programação extensa durante o torneio. O grupo é atração de duas das principais FIFA Fan Fests e expande o samba reggae ainda mais em Manaus (AM), no dia 14 de junho, e em Natal (RN), no dia 19.

Mas, para não deixar os soteropolitanos sem a tradicional percussão do Olodum, o grupo que é um dos maiores representantes da cultura baiana pelo país e pelo mundo realiza a Torcida Brasil Olodum também nos dias 17 e 23 junho, datas dos jogos do Brasil na primeira fase do Mundial. Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato respectivamente.

HISTÓRICO DO OLODUM NA COPA
Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006 na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.
Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista – Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.
E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.
Para 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementam a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho, em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente.


Fonte : Laboratório da Notícia por Fernanda Matos - junho 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br