carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Ensaios de São João e mistura de ritmos agitam a semana no Pelô
bastidores da folia
Grandes atrações se apresentam de 13 a 20 de maio no Pelourinho



O Pelourinho já começa esta semana a entrar no clima dos festejos juninos, que acontecem no próximo mês em todo o estado. Forró na Praça, Bruninho do Acordeon, Banda Zé de Tonha e Zé Honório e Banda Visgo de Jaca estão entre os destaques da semana de 13 a 20 de maio, que ainda conta com atrações como a Orquestra Contemporânea de Olinda, e a continuidade da programação especial do Mês do Reggae. Toda a programação cultural é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Nesta terça-feira (13), a programação é gratuita e começa às 21h. O Largo Pedro Archanjo é cenário para a apresentação de Sine Calmon & Banda Morrão Fumegante, lançando a sua nova música de trabalho, “Se liga, Brasil”, além de agitar o público com vários sucessos que o tornaram um dos principais nomes do reggae baiano. No Largo Quincas Berro D’Água o reggae vem temperado com dub, rock steady e ragga, no show da banda Shamáyim Zion. Já no Largo Tereza Batista, a banda Tambores e Cores encanta o público baiano com o som alucinante dos tambores e o ritmo dançante do afro pop.

Na quinta-feira (15), o Largo Pedro Archanjo, 21h, recebe o Forró na Praça – É na praça, e É de graça, com o compositor e sanfoneiro Julio Cesar comandando uma grande festa para o público dançar e curtir o autêntico forró tradicional. Adelmario Coelho e Cicinho de Assis são os convidados da noite. Já no Largo Tereza Batista, 21h, a banda Lateral Elétrica cria um som dançante, através da mistura de instrumentos percussivos com baixo e guitarras. Entrada franca.

Muitas atrações agitam o final de semana no Pelô. Na sexta-feira (16), a Orquestra Contemporânea de Olinda, que está em projeto de circulação pelo Brasil, chega ao Pelourinho. A apresentação acontece no Largo Tereza Batista, às 21h. Ricardo Caian abrirá o show, que ainda com as participações de Russo Passapusso e Pietro Leal. O valor do ingresso é de R$ 20. No Largo Pedro Archanjo, 21h, o forrozeiro Bruninho do Acordeon mostra seu domínio sobre o instrumento em um show que propõe uma releitura jovem da tradição nordestina. No Largo Quincas Berro d’Água, a banda de reggaeroots MoaAnbesa faz um show de Tributo a Bob Marley, sem deixar de lado a sonoridade original que tem consolidado a banda no cenário musical baiano.

No sábado (17), Dia Mundial de Combate à Homofobia, toda a programação é gratuita. O espetáculo de dança Maria Meia-Noite, que tem suas bases nas linguagens da capoeira de Angola, performance arte e danças populares, realiza intervenção no Largo Tereza Batista, às 20h, e no Largo Pedro Archanjo, às 20h30. A cantora Denise Correia apresenta o show Black Tudo, com a Banda Na Veia da Nêga, no Largo Pedro Archanjo, 21h. No Largo Quincas Berro d’Água, 21h, acontece o show de Edy Vox, cantor com 20 anos de estrada no cenário do reggae baiano.

No domingo (18), o público que gosta de samba pode comparecer no Largo Quincas Berro d’Água, às 15h, porque o Movimento Seja Você Um Sambista Solidário promete não deixar ninguém parado. O projeto diverte e realiza um trabalho social, com a troca de ingressos por 01 pacote de leite 400g. Toda a arrecadação é destinada a instituições de trabalho social em Salvador.

Na próxima terça-feira (20), o rapper Mr. Armeng retorna ao Pelourinho com o show ConceitoSSA, no Largo Pedro Archanjo, 21h, com as participações de grandes artistas como o cantor e compositor Dom Chicla (Park Sonoro), o Rapper Fall Clássico, e os cantores Léo Soulza e Raquel Santa. No Largo Tereza Batista, 21h, o público se diverte com o forró tradicional da banda Zé de Tonha. E tem mais forró no Largo Quincas Berro D’Água, às 21h, dessa vez com a roupagem eletrônica de Zé Honório e Banda Visgo de Jaca.


Fonte : Secult BA (13/05/14 | 16H05) - maio 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br