carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  27 de maio 2014 - TER - 21H

ONDE ?

  Vivo Rio - Rio de Janeiro RJ

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : Margareth Menezes








Margareth Menezes grava DVD ‘Para Gil & Caetano’ no Rio de Janeiro
O espetáculo surgiu em 2012, em um momento de celebração.


A interpretação marcante de Margareth Menezes para as canções de Gilberto Gil e Caetano Veloso agora será eternizada em DVD. Assistido por mais de 50 mil pessoas em 30 apresentações por todo o país, o projeto especial ‘Para Gil & Caetano’ será o próximo trabalho da cantora e compositora baiana a ser lançado em DVD. A gravação acontecerá no dia 27 de maio, às 21h, no VIVO RIO, na capital carioca. De caráter intimista e bem diferente da estética AfroPop mais conhecida de Margareth Menezes, o ‘Para Gil & Caetano’ presta uma homenagem a esses ícones da música popular brasileira. No palco, Margareth Menezes se entrega ao vasto repertório dos dois cantores e compositores baianos e recebe convidados de peso. Além do homenageado Gilberto Gil, participam do show de gravação as cantoras Rosa Passos e Preta Gil, o cantor baiano Saulo e ainda Moreno Veloso e Bem Gil. Com uma formação mais acústica, Margareth Menezes é acompanhada pela guitarra de Adail Scarpelini e as percussões de Gutto Messias e Daniela Penna. O cantor e compositor baiano Alexandre Leão complementa a formação com voz e violão e assina da direção musical do show.

“Gilberto Gil e Caetano Veloso são grandes referências para o meu trabalho. Os meus 25 anos de carreira devem muito aos 70 anos de vida que ambos comemoraram em 2012, quando me surgiu a ideia de homenageá-los com esse projeto”, comenta a artista, que já gravou diversas músicas dos dois e, inclusive, contou com participações deles em trabalhos próprios. Com Caetano, ela dividiu a canção Vestido de Prata, no CD Gente de Festa (1995). O dueto com Gil em Mulher de Coronel foi gravado no CD Naturalmente (2008). Margareth Menezes ‘Para Gil & Caetano’ será o quinto DVD da carreira da artista. O álbum trará ainda duas faixas bônus com participações de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Todo o trabalho conta com concepção da própria artista e direção artística de Elísio Lopes Júnior, responsável pela criação estética dos últimos DVDs Saulo e Ivete Sangalo. Realizado pela Estrela do Mar Produções, de Margareth, em parceria com o Canal Brasil, o projeto conta com patrocínio exclusivo da CAIXA.

PARA GIL & CAETANO - O SHOW
O espetáculo surgiu em 2012, em um momento de celebração. O ano foi especial, pois além de marcar os 25 anos de carreira de Margareth Menezes, celebrava os 70 anos de vida de Gilberto Gil e Caetano Veloso. O projeto idealizado pela artista uniu as duas comemorações. A estreia aconteceu em agosto de 2012, com duas apresentações no Rio de Janeiro: no Teatro Rival Petrobrás e no Theatro D. Pedro (Petrópolis). Já nos primeiros shows, Margareth foi recebida por um público empolgado e por uma crítica especializada bastante positiva.
Entre o final de 2012 e todo o ano de 2013, foram mais de 30 apresentações pelo Brasil já tendo passado por palcos das principais capitais brasileiras, entre elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Aracaju. Também de cidades como Petrópolis e Niterói (RJ), Sorocaba (SP), Santa Bárbara (MG), Vitória da Conquista, Porto Seguro, Juazeiro, Alagoinhas, Ilhéus, Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina (BA). O espetáculo rendeu elogios do jornalista e crítico musical carioca Mauro Ferreira, que o definiu: “um dos melhores trabalhos de Margareth Menezes ao longo dos 25 anos de carreira, voz talhada para expor todas as contas e temas da Bahia - plural, universal e sempre atual - de Gilberto Gil e Caetano Veloso.”

www.carnaxe.com.br