carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Cheiro de Amor grava DVD em palco flutuante no Tororó
bastidores da folia
A gravação do novo DVD do Cheiro de Amor contou com direção artística de Fred Soares, que resolveu dividir o espetáculo em três momentos



A banda Cheiro de Amor anunciou grandes novidades em dezembro . A principal delas é a gravação do novo DVD, já com Vina Calmon nos vocais, no dia 29 de março, aniversário de Salvador. O grande diferencial será o local do evento, o Dique do Tororó, com a Arena Fonte Nova ao fundo, em Salvador. Aberta ao público, a gravação está sendo planejada nos mínimos detalhes e com todo o cuidado.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, o palco será montado nas águas do dique em uma espécie de estrutura flutuante. O anúncio da festa de aniversário foi feito na noite de 12 de dezembro 2013 pelo Secretário do Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, durante apresentação da cantora Vina Calmon, no Barra Hall, em Salvador BA. Ou seja, a banda passa por mudanças significantes e dá de presenta à cidade – que completa 465 anos, e aos soteropolitanos um grande espetáculo.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
A gravação do novo DVD do Cheiro de Amor foi um prato cheio em se tratando de novidades. Além da grande festa comemorando o aniversário da cidade, da bela estrutura e da apresentação oficial de Vina Calmon para cerca de 15 mil pessoas, o evento também contou com convidados pra lá de ilustres. Os primeiros a dividirem o palco com a nova cantora do Cheiro foram Felipe Pezzoni, da Banda Eva e Levi Lima, do Jammil. Além de reafirmar a força da nova geração da música baiana, o momento também simbolizou a união e a amizade entre os três. Cantando a música “Fim de Ano”, Vina, Levi e Felipe emocionaram o público falando de amizade – tema central da música; em um momento de pura cumplicidade. E não demorou para que Mariene de Castro subisse no palco para um dueto pra lá de animado com Vina. Com participação de uma orquestra de sopro, as duas entoaram a eterna “Quixabeira”, levando todos os presentes ao delírio ao ritmo do samba de raiz, marca da convidada. Ainda teve tempo para os percussionistas do Olodum fazerem tremer as estruturas montadas no Dique do Tororó. A canção “Minha Paz”, versão brasileira grava inicialmente pelo Cheiro e imortalizada pelo grupo do pelourinho, ganhou uma versão nova e inédita na voz de Vina Calmon. Fechando esse grande time de convidados, Tomate subiu ao palco com toda energia de sempre para apresentar mais uma música inédita. Composta por Tatau, “Oyá” rapidamente caiu na boca do povo. Mostrando muita sintonia, Vina e Tomate deram vida à música enquanto uma cortina d’água exibia projeções de vídeos ressaltando a cultura afro e com inúmeras referências ao orixá Yansã. Um verdadeiro espetáculo completo de som, imagens e sensações.
Um palco flutuante em tons de lilás no meio de um dos maiores cartões postais de Salvador, o Dique do Tororó, para um show em pleno aniversário da cidade. Só pela premissa, a gravação do novo DVD do Cheiro de Amor já tinha ares grandiosos, mas a produção conseguiu ir além. Alguns detalhes cênicos não passaram despercebidos pelo público. Quando Felipe Pezzoni e Levi Lima dividiam o palco com Vina Calmon na música “Fim de Ano”, uma cortina d’água exibia imagens do making off entre os artistas e fotos do acervo pessoal de cada um. Esses detalhes fizeram parte do espetáculo. O vestido branco usado por Vina Calmon também serviu como elemento cênico e recebeu algumas projeções na sequência das músicas “Doce Obsessão”, “Pureza da Paixão” e “Olha eu Aí”. Além das projeções e da Cortina D’água, lasers formando imagens nas árvores, flores espalhadas pelas águas do dique, canoas e fogos de artifício também chamaram a atenção do público de quase 15 mil pessoas que lotou as redondezas para a grande festa.
Combinando uma estrutura de primeira com os elementos naturais do ambiente, a gravação do novo DVD do Cheiro de Amor contou com direção artística de Fred Soares, que resolveu dividir o espetáculo em três momentos. Contemplando o pôr do sol, a primeira parte do show, intitulada “Celebrar”, começou saudando e reverenciando os Orixás com Vina Calmon trajando um longo vestido branco. No segundo bloco, o tema era “Benção”. "Nesse momento, Vina surgiu no meio da lagoa indo em direção ao palco em uma jangada. A iluminação mínima potencializava o canhão com foco nela. A luz abria-se à medida que ela se aproximava do palco. Para esse bloco, nós separamos musicas que retratam a regionalidade e relações", conta Fred Soares. Com tons de amarelo no vestido e nas projeções emitidas nas cortinas D’água, Vina comtemplava Oxum; e o bloco se encerrou em um momento muito emocionante com a cantora puxando o “Tema do Cheiro”. Com luzes reduzidas, a emoção tomou conta da plateia, que faz o coro do hino da banda, enquanto Vina se desfazia da sua saia longa e se aproximava do piano de Paulo Adachi. Por fim, intitulado “Pra Balançar”, o último bloco do espetáculo simbolizou o Carnaval de Salvador, com músicas pra cima e clima de verão. A participação de Tomate não poderia se encaixar em melhor hora, e a música “Oyá” caiu no gosto popular. A composição de Tatau, feita exclusivamente para o DVD ganhou vida com o dueto entre Vina e Tomate e a energia se espalhou pelas mais de 15 mil pessoas presentes. Para finalizar, a música “Ficar com Você” ganhou projeções com beijos entre pessoas de várias raças e biótipos diferentes, celebrando o amor.


Fonte : Cheiro de Amor (13/12/2014) - março 2014

volta | contato

www.carnaxe.com.br