carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Margareth Menezes no Carnaval 2015
bastidores da folia
DVD tem participação dos homenageados Gilberto Gil e Caetano Veloso e de outros artistas



CARNAVAL 2015 | CORDÃO CULTURAL AFROPOP É exaltando a ancestralidade da cultura afro-brasileira e a fusão rítmica da Bahia que Margareth Menezes se apresenta no Carnaval 2015. Trazendo o tema ‘Axé de Todos os Ritmos’, a artista baiana homenageia os 30 anos do Axé Music e celebra os 10 anos do Movimento AfroPop Brasileiro, idealizado por ela em 2005. Para festejar, o Cordão Cultural AfroPop preparou uma festa à altura. O bloco desce as cordas e abre o seu desfile para o folião pipoca no Circuito Barra-Ondina, domingo (15), às 21h30. Margareth Menezes canta hits dos seus 27 anos de carreira, verdadeiros hinos do Carnaval, como ‘Faraó’, ‘Elegibô’, ‘Dandalunda’, ‘Toté de Maianga’, ‘Saudação ao Caboclo (Selei)’, além da novíssima Eu vim aqui só pra te ver, que apesar de ainda não ter sido gravada em estúdio, tem levantado o público em shows pelo Brasil. Como convidados já confirmados, a artista recebe o cantor paraibano Chico César e o cubano Alexey Martinez. “Costumo dizer que AfroPop é a música percussiva urbana, o abraço entre o tambor e o computador. É um movimento que promove a beleza e a riqueza ancestral junto à contemporaneidade”, explica Margareth.

Além do desfile do seu Cordão Cultural no domingo, Margareth Menezes é atração da abertura do Carnaval Pipoca em Salvador. A artista puxa um trio sem cordas no primeiro dia de folia, quinta-feira (12), no circuito Osmar (Campo Grande), às 22h40. Ainda em Salvador, ela participa do Carnaval da Cultura na sexta-feira (13), fazendo participação no show de Mariene de Castro, no Pelourinho. No mesmo dia, às 22h, Margareth é atração do Camarote CAIXA, na Barra.

Em Recife (PE), Margareth Menezes estreia no Galo da Madrugada, tido como o maior bloco de rua do mundo, no sábado (14), a convite do cantor e compositor pernambucano Marrom Brasileiro. No repertório, decidido em parceria, além de sucessos de carreia de Margareth, canções tradicionais da folia de Pernambuco como ‘Leão do Norte’ e ‘Frevo Mulher’. Também no sábado, a artista se apresenta com banda na Praia de Ponta Negra, às 22h, em Natal (RN). As cidades de Paulista (PE) e Conde (PB) recebem show da artista na segunda-feira (16). Na terça-feira (17) Margareth Menezes encerra suas apresentações de Carnaval em Belém do São Francisco (PE).

AFRO-BRASILIDADE
Por sugestão da própria artista, o figurino do desfile em Salvador é inspirado no nos representantes dos movimentos afros da Bahia. Para isso, o estilista baiano Céu Rocha – que assina os figurinos de show da artista há seis anos – mergulhou nesse universo e traduziu no look a força dos blocos afros, com suas cores características. O vestido revisita o rústico dos tecidos tradicionais das indumentárias e insere glamour em um busto bordado com pedrarias e cauda trabalhada com patchwork e renda. Além de acessórios dourados, o figurino leva um turbante feito com tecidos do bloco Ilê Aiyê.

SOBRE O AFROPOP BRASILEIRO
O AfroPop Brasileiro é um movimento de afirmação que festeja e fortalece a cultura afro-brasileira na sua universalidade. O AfroPop foi idealizado por Margareth, em 2005, e tem apoio de grandes blocos afro de Salvador (Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, MalêdeBalê e Olodum), além de já ter recebido vários artistas convidados como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Roberto Mendes, Zélia Duncan, Dudu Nobre, Toni Garrido, Fernanda Abreu, entre outros. Atualmente, o movimento está presente no carnaval baiano através do desfile do Cordão Cultural AfroPop e vem, aos poucos, se afirmando também com gênero musical com o reconhecimento de outros artistas que se assumem AfroPop por entenderem o diferencial da proposta dentro da música produzida na Bahia.

SERVIÇO: MARGARETH MENEZES – CARNAVAL SALVADOR 2015
- CARNAVAL PIPOCA - 12 FEVEREIRO (QUINTA) – Circuito Osmar (Campo Grande)_ sem cordas 22h40
- CARNAVAL DA CULTURA - 13 FEVEREIRO (SEXTA) – Pelourinho_part. com Mariene de Castro_ 20h
- CAMAROTE CAIXA - 13 FEVEREIRO (SEXTA) – Barra_ 22h
- CORDÃO CULTURAL AFROPOP BRASILEIRO – 15 FEVEREIRO (DOMINGO) – Circuito Dodô (Barra-Ondina)_sem cordas 21h30

12.02 - QUI – Salvador (BA) – Carnaval Pipoca_Campo Grande - 22h40
13.02 - SEX – Salvador (BA) – Carnaval da Cultura_part. com Mariene de Castro_Pelourinho - 20h
13.02 - SEX – Salvador (BA) – Camarote CAIXA_Barra - 22h
14.02 - SAB – Recife (PE) – Galo da Madrugada - 11h
14.02 - SAB – Natal (RN) – Ponta Negra - 22h
15.02 - DOM – Salvador (BA) – Cordão Cultural AfroPop SEM CORDAS_Barra-Ondina - 21h30
16.02 - SEG – Paulista (PE) - 17h
16.02 - SEG – Conde (PB) - 0h
17.02 - TER – Belém do São Francisco (PE) - 22h

 




Fonte : Margareth Menezes - FEVEREIRO 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br