carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


"Tambor de Gil", novo EP da Gilmelândia
bastidores da folia
Tem muito samba de roda, sons do Recôncavo que também foram esquecidos, comenta a cantora.



Segundo entrevista do Bahia Notícias, Coluna Holofote, por Aymée Francine e Júlia Belas 'Se continuar, não vai ter mais a terra da alegria': "a cantora Gilmelândia voltou ao cenário musical no início de junho com o lançamento do seu EP “Tambor de Gil”. O disco traz cinco músicas inéditas e uma regravação do hit “Prefixo do Verão”. Gil, ex-vocalista da Banda Beijo, falou ao Bahia Notícias sobre o seu novo trabalho, opinou sobre o momento atual da música baiana e falou de sua relação com os outros artistas baianos. “Quando eu cheguei, as pessoas perguntavam quem era essa menina que vinha feito um furacão com um cocózinho na cabeça. Então eu procurei respeitá-los, principalmente a Netinho, que sempre me deu oportunidade”, revelou ela sobre o ex-companheiro de Banda Beijo. Leia a entrevista na íntegra.
Você está lançando um novo EP, o “Tambor de Gil”. Qual a história desse novo trabalho?
Estou feliz de mostrar o meu lado de compositora para o povo. Porque eu sempre gostei de fazer músicas, mas não lançava no mercado. Eram coisas alternativas. Vou falar logo do “tambor”. Cara de Cobra, que era o percussionista de Ivete, ele agora é o produtor musical, junto com Wilton Mendes. E aí, há muito tempo, desde que ele estava com Ivete, ele me encontrava e dizia: “poxa, um dia vou produzir uma coisa sua” e eu respondia: “será, Cara de Cobra? Você com esse corre-corre”. Aí ele saiu de Ivete, quis ser produtor e me chamou.

 

Ele que deu esse nome, “Tambor de Gil”, porque é uma homenagem à percussão da Bahia, o nosso forte, o que balança a massa. Aí eu comecei a pesquisar mais um pouco sobre nossos ritmos e a fazer muitas matérias, como as de Carnaval. Visitei o Ilê, os Filhos de Gandhy, todos esses blocos, pra falar com propriedade quando eu estivesse ali transmitindo as coisas pela Band. Então eu descobri muitas coisas. Por exemplo, que o agogô foi retirado da percussão da Bahia, assim como outros instrumentos. Como é que se tira o agogô? É extinto? E aí foi quando surgiu o meu lado de compositora. Chamei Rubem Tavares, um compositor com várias canções de sucesso, para compor um ijexá, porque nunca mais ninguém fez um ijexá na Bahia. Ele aceitou e disse para fazer uma coisa bacana, moderna, buscando homenagear a nossa música. Até no toque da guitarra, do teclado, a gente fez uma misturada pra ficar contemporâneo. E aí surgiu essa música, que se chama ‘Meu Afro’, que é em homenagem aos blocos afro da Bahia, ao sorriso das negras, ao som. Ela é muito linda.

Mas, nesse disco, você também traz outros estilos...
Tem muito samba de roda, sons do Recôncavo que também foram esquecidos. Era engraçado porque a gente fazia as canções em casa, gravava e, automaticamente, já mandava para Cara de Cobra, que, junto com Wilton, já editava e produzia. E aí surgiu a música “Tambor de Gil”, que é um samba de roda. Outra coisa que eu pesquisei é um ritmo muito bacana da gente que é o groove arrastado. Em todos os estilos do mundo, nós temos as coisas que são maravilhosas, comerciais ou não. Umas que têm letras lindas, e outras que não. Então eu fui atrás do groove arrastado da Bahia, que é essa coisa que veio do Márcio Victor, junto com o Edcity quando estava no Fantasmão, e aí foi quando nós fizemos uma música chamada de “Te Dou”. É a história de um cara de uma comunidade que queria namorar uma menina, bem a história da gente mesmo, do povão. O problema é que ele só quer saber de ostentação, carrão, e ela quer realmente dar o amor dela pra ele. Aí fizemos essa canção e colocamos no groove arrastado. Colocamos também “Prefixo de Verão” no ritmo, que é a única música regravada no EP. E nós fizemos isso em homenagem à galera do groove arrastado. Se você observar, sobre o que nós falamos até agora? Sobre os ritmos da Bahia. Eu acho importantíssimo. Eu fui lá, pesquisar. Muitas pessoas me perguntam no Brasil inteiro sobre o que é a nossa música. Aí eu digo que ela tem o comprometimento de entreter. A gente quer entreter as pessoas, é entretenimento, nada mais do que isso. Não é música para a galera sentar e ficar pensando: “pô cara, a situação do país é essa mesma”. Não é. A nossa música começou dessa maneira, uma música para o povo brincar, se divertir. Não é nada de cabeça. É uma música de brincadeira mesmo, que as pessoas vão cantar e divertir. Pelo menos na época que eu peguei era assim, na época da Banda Beijo era aquela coisa de “levante a mão, entre no clima”, aquele axé aeróbico, que a gente falava que era como um balé. Eu achava aquilo muito interessante. Até hoje eu vou a alguns lugares, onde os artistas nem lá estão indo mais, como no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, mas a nossa música continua sendo forte, porque todo mundo gosta de alegria. Quem não quer seu momento de diversão? Uns gostam de beber, outros de dançar, mas música é música e a alegria é sempre bem vinda. A alegria salva vidas. Eu sempre digo que um sorriso pode salvar alguém, e a nossa música salva mesmo.

E agora você tem a música "Paz e Amor (It's Gonna Be Good)", que é metade em português, metade em inglês. Por que a escolha dessa música?
Na realidade, eu não inventei nada. A música veio pronta. Tudo que é verdadeiro, todo mundo sente. Ricardo Aleluia e Fausto, que é técnico de som da WR, fizeram essa música. Ela tem mais ou menos 10 anos e eu não sabia disso. Eu sempre quis uma música que falasse de amor e esperança, sempre falava com todo mundo que encontrava, mas eu queria ritmo e nunca encontrava, aí deixei pra lá. De repente, essa música apareceu. Aí a gente resolveu chamar Edcity, que é um cara cheio de ritmo. Como eu não domino totalmente o inglês, até pelo fonema, contratei uma pessoa pra me ajudar com isso. Gravei umas cinco vezes pra sair perfeita. Eu quero mesmo, de repente ela pode invadir o mundo e levar uma mensagem de amor. Quando a música ficou pronta, eu me apaixonei. Porque ela era verdadeiramente aquilo que eu sempre quis durante muito tempo. Como eu faço mágica nos hospitais de criança com câncer, eu sempre ia e fazia festa com show, mas tem crianças que não podem sair do leito, e eu ficava triste pensando como visitar essas crianças que não podem vir. Então fiz um curso de mágica, e aí eu vou de leito em leito. Faço esse trabalho já há alguns anos, porque eu aprendi que com a mágica elas criam esperança. Elas acreditam. Fui pra São Paulo, chamei o meu diretor, que é um amigo, um cineasta chamado Piero Sbragia. Então eu disse que quero fazer um clipe de mágica com essa canção. E aí ele fez o roteiro e fui lá fazer essas mágicas no Viaduto do Chá, em São Paulo. Eu peguei rosas e distribuí, foi incrível. As pessoas não estavam esperando por aquilo. Teve um deles que nem quis a comida, só ficava olhando pra rosa, e senti que as pessoas, verdadeiramente, ainda gostam do amor. Digo que essa música é um presente dentro do EP.

Em toda a sua trajetória, nesses 17 anos de carreira, qual foi o maior aprendizado?
Uma coisa que eu comento muito com as pessoas, é que eu nunca tive vontade, nem sonho, de ser cantora, famosa. Eu cantava no quintal da minha casa, uma vizinha ouviu, um rapaz estava precisando de uma cantora, e aí eu fiquei 10 anos dentro do bar cantando. Quando eu entrei na Banda Beijo, eu era aquela menina de “cocó”, engraçada. Eu não queria saber de nada, eu só queria saber de brincar. Tudo meu era aquela bagunça, aquela gritaria. Todo mundo fazia uma coisa, eu fazia o oposto. Quando eu chegava nas redes de comunicação, todo mundo dizia “lá vem a maluquinha”. O que eu acho que mudou em mim, daquele tempo pra cá, e que eu gostei, é que como eu convivi com gente, entrei por vários lugares, eu comecei a perceber o que é que gente precisa. Que gente precisa de alegria, precisa de palavras de amor, de conforto, de aprendizado e esperança. Então eu peguei tudo que eu aprendi com minha mãe e com meu mestre, que eu digo que Jesus Cristo é o meu mestre, e disse: “a partir de agora, eu posso até levar a alegria pras pessoas, mas eu quero usar esses meios para ser usada”, entende? Para dar uma paz interior. Para não dar só uma alegria que é passageira. Eu quero dar essa alegria. Mas eu quero que no outro dia eu tenha feito uma mudança na sua vida. Isso que eu acho que mudei, e que foi bom pra mim. Hoje eu estava até pensando sobre isso. O melhor não foi prêmio, não foi fama. Foi isso. Eu ganhei um amadurecimento e, o mais importante, eu não quero nada em troca. Eu só quero fazer a diferença na vida de alguém pra ela se tornar melhor.

No dia 21, você vai fazer o lançamento do seu EP no Teatro Eva Hertz. O que está preparando para o dia?
Eu vou cantar as músicas do EP, vou levar as pessoas que gostam, que me amam e querem ver o meu EP, fazer um showzinho pra eles, uma coisa bem íntima mesmo. As pessoas sempre me perguntam o que eu espero e eu não sei. Eu espero o que a vida vai me dar. A vida está aí, eu tenho meu presente, que é minha música, minha alegria, as coisas que eu aprendi durante esse tempo todo, que foi uma caminhada onde eu plantei. Quero ensinar o que eu puder a partir da minha experiência de vida. O bom é que eu estou ali cantando. Já me perguntaram, “Gil, qual a diferença entre quando você estava na Banda Beijo, no bar e em carreira solo?”. Para mim? Nenhuma. Só mudou o número de pessoas e visualizações. Porque hoje muitas pessoas me veem. No bar era aquele pouquinho. Hoje, as pessoas me conhecem na cidade, no país e em alguns lugares do mundo. Eu quero que as coisas venham pra mim, se for para me melhorar como ser humano. Se vier qualquer coisa no mundo que for mexer um pouquinho do que eu aprendi como ser humano, eu não quero. Minha oração é assim. Quando eu chego em qualquer lugar eu sempre levo minha turma. Eu falo em nome de todos os artistas da Bahia e agradeço por tudo, porque nós somos um movimento. Nós não somos sozinhos. Ninguém vai pra frente assim.

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
confira aqui

BASTIDORES DA FOLIA
MAI- Lançamento do EP Tambor de Gil no Pelourinho



Fonte : Bahia Notícias, Coluna Holofote, por Aymée Francine e Júlia Belas (15/07/2015 - 18h50) - julho 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br