carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Festival Radioca anuncia shows de Siba, Apanhador Só e IFÁ Afrobeat
bastidores da folia
Evento acontece no Trapiche Barnabé dias 01 e 02/08, com patrocínio da Natura; shows serão transmitidos pela internet e rádio Educadora



Dois dias com shows de artistas que despontam na música nacional, em um dos cenários mais bonitos e privilegiados da capital baiana, com forte ligação com a história da Bahia. Assim será a primeira edição do Festival Radioca, programa semanal que irá atravessar as fronteiras do rádio e trazer as bandas mais promissoras da Bahia e do Brasil para o Trapiche Barnabé, no Comércio, nos dias 01 e 02 de agosto (sábado e domingo). O cantor pernambucano Siba, além da banda gaúcha Apanhador Só e dos baianos da IFÁ Afrobeat, já confirmaram presença em uma grade que irá apresentar outros nomes de peso. O evento, que tem patrocínio da Natura Musical, começa sempre às 16h e contará com diversas atrações, como feira gastronômica, lojas de vinil, discotecagem e outras atividades, além de transmissão ao vivo pela internet e rádio Educadora FM. Os ingressos estarão disponíveis a partir de junho. Assim como o programa Radioca, o principal objetivo do festival é promover a nova música feita pelos quatro cantos do país. Para isso, o evento irá integrar diversas ações que encurtem a distância entre o público e as bandas, como cobertura audiovisual e gravação de clipes para promoção dos artistas; veiculação de cinco edições especiais do Radioca, com atenção para o evento, artistas e profissionais envolvidos, além de transmissão ao vivo pela Educadora FM e sites da Natura e do programa.

O evento conta com a curadoria dos músicos Ronei Jorge, Roberto Barreto (Baianasystem) e do jornalista e DJ Luciano Matos, apresentadores do Radioca no rádio e com grande reconhecimento do público, por incentivarem a promoção dos artistas locais e contribuírem para o novo mercado da música no país. A produção e coordenação geral é de Carol Morena, que além de DJ é conhecida pela realização de grandes eventos em Salvador e João Pessoa. Para Carol, a cena de música brasileira atual é muito rica e fértil, mas esbarra, ainda, em poucas oportunidades de difusão tradicional. “O 1º Festival Radioca é um intermediário fundamental para promover um encontro entre artistas e público, com uma curadoria cuidadosa e alcance de público e mídia significativos”, explica. Para Carol, a ideia é consolidar o Festival Radioca no calendário de atrações anuais de Salvador. “Garantir sua periodicidade anual é muito importante para que entendam o evento como ele se pretende: uma vitrine segura, preocupada com uma boa estrutura e força de mídia para este cenário de novos e bons artistas, fortalecendo as bandas e também o mercado“ completa. A expectativa é de que o festival receba cerca de 2 mil pessoas por dia.

Bandas – Um dos artistas mais respeitados da nova geração, de poesia ritmada e estilo musical inovador, o cantor pernambucano Siba acaba de lançar o elogiado “De Baile Solto”, segundo álbum solo e quarto de sua carreira. Lançado virtualmente no dia 13 de maio, Siba vai apresentar suas novas canções para o público baiano no Festival Radioca. O artista tem 13 anos de carreira e oito turnês europeias no currículo. O primeiro disco solo de Siba, lançado em 2012, foi muito aclamado pela crítica, consolidando o artista como um dos mestres da nova geração do maracatu. O artista integrou também o grupo Mestre Ambrósio, um dos ícones do movimento mangue beat, além da banda A Fuloresta. Já os gaúchos da Apanhador Só têm passagem por grandes festivais como Lollapalooza (BRA), Vive Latino (MEX) e South By Southwest (EUA), indicações ao Grammy Latino e Prêmio Multishow e quatro discos lançados. O álbum mais recente, “Antes Que Tu Conte Outra”, foi vencedor de prêmios Associação Paulista de Críticos de Arte e Açorianos. O trio de Porto Alegre formado por Alexandre Kumpinski (voz, guitarra e violão), Felipe Zancanaro (guitarra, bateria, percussão-sucata, mpc e voz) e Fernão Agra mistura MPB e rock experimental, em canções de cunho político e de forte apelo popular. Formada em 2013, a IFÁ Afrobeat já é uma das bandas mais requisitadas do segmento no cenário local. Misturando afrobeat, dub, reggae, funk, ijexá, ritmos de blocos afro e afoxés da Bahia, o grupo faz de sua música um verdadeiro manifesto de afirmação estética e musical. A IFÁ Afrobeat é formada por Jorge Dubman (bateria), Fabricio Mota (baixo), Átila Santtana (guitarra), Prince Áddamo (guitarra), Alexandre “Loro” Espinheira (percussão), Normando Mendes (trompete), Matias Traut (trombone), Vinicius Freitas (sax barítono) e Juliano Oliveira (teclados). A banda foi indicada como um dos melhores shows do Prêmio Caymmi 2014/2015, vencendo na categoria Revelação.

Radioca – No ar desde novembro de 2008, através da Rádio Educadora FM de Salvador, o Radioca traz para o público, em uma hora de programa, o que há de melhor e mais recente na produção musical independente da Bahia e do Brasil. O Radioca é o primeiro programa voltado para esse universo no Estado, já alcançando uma marca de 9 mil ouvintes por edição, em média, trazendo informações e músicas inéditas para os ouvintes. Reformulado em 2013, com novos quadros e novo site, o programa conta com a apresentação do jornalista e DJ Luciano Matos e dos músicos Ronei Jorge e Roberto Barreto (Baiana System), profissionais que participam e contribuem ativamente para o fortalecimento cenário musical baiano e também nacional. Entre os entrevistados do Radioca, já passaram nomes como Fernanda Takai, Lucas Santtana, Nelson Motta, Wado, Marcia Castro, Pedro Sá, Fábio Cascadura, Junio Barreto, Luisão Pereira, entre outros. O Festival Radioca é uma realização da Tropicasa Produções e Radioca, com patrocínio do Natura Musical, através do Fazcultura e conta com apoio da Prefeitura de Salvador, através da Saltur – Empresa Salvador de Turismo S/A.

SERVIÇO : 1º FESTIVAL RADIOCA
O quê: 1º Festival Radioca.
Quem: Siba + Apanhador Só + IFÁ Afrobeat | Feira gastronômica + Feira do Vinil + Discotecagem | Outras atrações a serem anunciadas.
Quando: 1º e 2 de agosto de 2015 (sábado e domingo).
Onde: Trapiche Barnabé (Avenida Jequitáia, nº5, Comércio. Salvador – BA).
Quanto: Ingressos disponíveis em junho.
Realização: Tropicasa Produções | Radioca.
Observação: Patrocínio da Natura Musical e Fazcultura.


Fonte : SECULT BA (25/05/15 | 11H05) - maio 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br