carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano chega ao Quilombo Kaonge
bastidores da folia



A festa começa às 10h, no dia 31 de maio de 2015 (domingo) com uma Roda de Conversa entre sambadores e convidados, na Comunidade Quilombola do Kaonge (Distrito de Santiago do Iguape – Cachoeira, Bahia). Nesse momento, os sambadores e sambadeiras contam histórias e mostram seus toques e danças favoritos. A programação é gratuita e aberta ao público. Logo em seguida, acontecem apresentações dos grupos Suspiro do Iguape e Geração do Iguape (Cachoeira), Sou da Raiz (Santo Amaro); Filhos de Nagô (São Félix) e Raízes de Saubara (Saubara). Os mais de 20 grupos que participam do Circuito compõem uma mostra dos diversos ritmos do samba de roda: a chula, o samba corrido, o de caboclo, de desafio, dentre outros.

A edição 2015 do Circuito teve abertura no dia 18 de abril, em Saubara e segue até julho. Prevê a circulação de grupos de samba em mais duas localidades: Acupe, Cruz das Almas. Em 2015, o projeto faz parte do conjunto de atividades que festejam os 10 anos de conquista do título conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) de “Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”. O Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano é realizado com patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, por meio do Edital 08/2013 – Territórios Culturais e parceria da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Rede do Samba de Roda e Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

Histórico - A primeira edição do Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano aconteceu em 2008. Mais de 30 grupos percorreram nove cidades baianas: Irará, Saubara, Santo Amaro, Terra Nova, Vera Cruz, Maracangalha, São Sebastião do Passe, Conceição da Almeida e Antônio Cardoso. Foram realizadas Assembleias e apresentações dos grupos locais, em um processo crescente de mobilização.
A Comunidade Quilombola Kaonge é mais um celeiro de resistência cultural na Bahia. Além das belezas naturais e culturais, Kaonge participa do Projeto Rota da Liberdade – turismo étnico de base comunitária e do núcleo de produção de ostras. A produção das ostras permite muitas conexões com a Terra Madre Brasil, Rede Slow Food, entre outras. Os produtores já realizaram seis Festivais da Ostra.

Resumo da programação – GRATUITA – em Santiago do Iguape, 31 de maio de 2015 (domingo)
10h - Roda de conversa entre sambadores e convidados. Mostra de toques e danças // Comunidade Quilombola do Kaonge (Distrito de Santiago do Iguape – Cachoeira, Bahia)
11h Apresentações públicas: grupos Suspiro do Iguape e Geração do Iguape (Cachoeira) // Sou da Raiz (Santo Amaro), Filhos de Nagô (São Félix) e Raízes de Saubara (Saubara).

EDIÇÕES ANTERIORES
2015 abr - Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano
2012 ago - II Mostra de Samba de Roda do Recôncavo Baiano
-
-
-
-
-
-



Fonte : SECULT BA (26/05/15 | 15H05) - maio 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br