carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


bastidores da folia
8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda



Encontro de sambadores debate revalidação do registro do samba de roda da Bahia como patrimônio cultural Publicação: 20/10/15 | 14H10 - Última Atualização: 23/10/15 | 14H10 O evento acontece dia 31 de outubro, em Santo Amaro da Purificação Foto: Luiz Santos Foto: Luiz Santos Mais uma importante etapa do processo iniciado no ano passado para debater a renovação do registro do samba de roda do Recôncavo Baiano como patrimônio cultural brasileiro e seu plano de salvaguarda acontecerá durante o 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda – Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda, onde será apresentado o relatório preliminar de análise para a revalidação. Realizado pela ASSEBA (Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia), Rede do Samba do Roda e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o encontro ocorrerá no dia 31 de outubro, das 8h30 às 18h, no Teatro Dona Canô e no Centro de Referência do Samba de Roda, no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Mais de 300 pessoas entre mestras e mestres sambadores e interessados no tema são esperadas para o evento, que contará também com a presença do repentista, cordelista e sambador Dr. Bule-Bule e do cineasta Pola Ribeiro, ex-diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), atual secretário do Audiovisual no Ministério da Cultura.

O processo de avaliação para revalidação do bem cultural de natureza imaterial é previsto por lei. Depois de 10 anos do registro do samba de roda baiano como patrimônio cultural brasileiro, o processo de revalidação foi iniciado em 2014 com a realização de assembleias itinerantes, mediadas pela Superintendência do IPHAN na Bahia, em municípios do Recôncavo e de outras regiões da Bahia para onde o samba se expandiu na última década. No encontro, será apresentando o relatório preliminar elaborado a partir das assembleias e os participantes terão a oportunidade de reavaliar e propor modificações para o plano de salvaguarda do samba baiano.

Conexão Pará – Bahia – Uma caravana vinda do Pará com integrantes do grupo Carimbó, manifestação cultural paraense reconhecida como patrimônio imaterial em 2014, participará do evento para conhecer como acontece o processo de revalidação do registro e aprender com a experiência dos sambadores e sambadeiras baianas como elaborar o plano de salvaguarda.

Salvaguardar um bem cultural de natureza imaterial é apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

SERVIÇO : 8º Encontro dos Mestres e Mestras do Samba de Roda – Propondo novos encaminhamentos para a Salvaguarda
Quando: 31 de outubro 2015 8h30 às 18h
Onde: Teatro Dona Canô e Centro de Referência do Samba de Roda – Santo Amaro/BA


Fonte : - outubro 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br