carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Desfile de Bonecos GigAntes em Salvador e no Recôncavo baiano
pelourinho cultural
As apresentações são apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).



O bairro de Alagados, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebe nesta sexta(15), mais uma apresentação do cortejo de bonecos gigantes. Contemplado pelo Edital Setorial de Museus, o projeto o ‘Lugar de gigAntes’ é apoiado pelo IPAC, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. Com quatro oficinas e cortejos locais, além de dois encontros: um em Salvador e outro no Recôncavo Baiano, a proposta é transformar antigas lendas urbanas e personagens curiosos da capital e de Cachoeira (BA) em bonecos gigantes construídos em oficinas artísticas. “O cortejo teve grande adesão do público”, declarou Thayná Lima, coordenadora de produção, acrescentando que as oficinas de criação são gratuitas e abertas ao público, assim como os cortejos.

No domingo (17) o Dique do Tororó também vai ser cenário para a passagem dos bonecos. Feitos em estrutura de vime e cobertos por papel seda, os personagens – de até oito metros - irão desfilar acompanhados do Maestro Fred Dantas e sua Orquestra de Frevos e Dobrados. O Recôncavo receberá a segunda etapa do projeto no dia 19. Lá, acontecem oficinas nos períodos da manhã e tarde, em comunidades quilombolas de Cachoeira e São Félix. As apresentações estão agendadas para os dias 28 e 29 de abril, e 1º de maio.

Lugar de GigAntes é um projeto de construção coletiva de bonecos gigantes inspirados em histórias locais, histórias de vida, personagens do bairro, acontecimentos curiosos, lendas urbanas ou míticas. As criaturas são criadas e construídas por jovens e adultos moradores e frequentadores dos bairros Santo Antônio Além do Carmo e Alagados, em Salvador; do Quilombo do Iguape, em Cachoeira e da Comunidade do Pilar, em São Félix. É idealizado e coordenado pela atriz, performer, bonequeira e jornalista Alessandra Flores. Conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

ONDE : Salvador BA
15.04 - 16h – Praça em frente ao Espaço Cultural dos Alagados (Final de Linha do Uruguai)
17.04 - 10h – Encontro no Dique do Tororó

ONDE : Cachoeira BA
19 a 27.04 - Oficinas de Criação
29.04 - Cortejo no Quilombo do Iguape - Cachoeira BA
1º de maio 2016 - Encontro de GigAntes - Cachoeira BA

ONDE : São Félix BA
19 a 27.04 - Oficinas de Criação
28.04 - Cortejo na Comunidade do Pilar

 



Fonte : SECULT BA (15/04/2016 11:27)- abril e maio 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br