carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Rumpilezzinho realiza Mostra Final do projeto Laboratório Musical de Jovens
bastidores da folia
Tema : RUMPILEZZINHO - Um Laboratório de saberes diversos



O projeto Rumpilezzinho - Laboratório Musical de Jovens - encerrará seu segundo ano letivo com um concerto gratuito dos instrumentistas e participação do maestro Letieres Leite, criador da Orquestra Rumpilezz. Sob a sua coordenação, os jovens músicos das turmas Alpha e Beta irão apresentar composições desenvolvidas durante os nove meses de imersão no laboratório UPB (Universo Percussivo Baiano). Além disso, também trarão no repertório composições autorais desenvolvidas a partir das pesquisas sobre claves rítmicas matriciais da música brasileira.

Quarenta e cinco jovens, entre 15 e 25 anos, participarão do evento, que irá apresentar trabalhos, experiências artísticas e produções criativas que relaciona os objetos de estudo principais deste projeto com a sua reflexão e representação artística coletiva. Segundo os organizadores da Mostra, o objetivo principal do evento é multiplicar o conhecimento e multidimensionar as possibilidades criativas e metodológicas do projeto, em uma apresentação aberta à familiares, amigos, músicos e público em geral. O projeto conta com o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Nova plataforma – Outra novidade do Projeto Rumpilezzinho é o lançamento de uma série de conteúdos exclusivos em sua nova plataforma digital. Para marcar o lançamento do novo site, o projeto disponibilizou gratuitamente uma série especial de podcasts e videocasts, onde é possível conhecer um pouco do método UPB, além de acompanhar vivências e processo de aprendizagem do grupo.

Na série de podcasts, entrevistas com Letieres Leite, Anne Rodrigues e Fabrício Mota abordam temas como o Método UPB, africanismo e a música negra na Bahia, e a presença da música de matriz africana na música brasileira.

Já na galeria de videocasts, os internautas terão acesso a uma websérie desenvolvida a partir de estudos dos jovens instrumentistas sobre as claves de matriz africana presentes em diferentes ritmos brasileiros. Em quatro episódios: samba, rock, ijexá e ritmos nordestinos são abordados e analisados sob a ótica da metodologia UPB. Por fim, os alunos e alunas apresentam composições próprias criadas a partir dessas pesquisas. Além do site www.rumpilezzinho.com.br, todo este material também poderá ser acessado irrestritamente e de forma otimizada nas redes socais do projeto (youtube, facebook e twitter).

RUMPILEZZINHO - Um Laboratório de saberes diversos
O projeto Rumpilezzinho - Laboratório Musical propõe a qualificação de jovens músicos de Salvador a partir de metodologia de Educação Musical criada pelo músico, pesquisador e educador Letieres Leite. Resultado da sistematização da pesquisa de Letieres, o método UPB (Universo Percussivo Baiano) trata da matéria da transmissão de claves e desenhos rítmicos do Universo Percussivo Baiano (UPB) para instrumentos, e utiliza a tradição oral e a tradição musical europeia em medidas aproximadas, visando oferecer aos jovens instrumentistas uma nova ótica para se observar e produzir música.

SERVIÇO : Mostra Final do projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens
QUANDO : 31 de agosto 2016 - às 20h
ONDE : Arena SESC, Pelourinho - SALVADOR BA
QUANTO : Entrada Gratuita


- www.rumpilezzinho.com.br


Fonte : SECULT BA (30/08/2016 11:32) - outubro 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br