carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


100 anos Samba é o tema do Carnaval do Pelô em 2016
bastidores da folia
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia Decoração do Carnaval do Pelourinho é da Artista Ray Vianna



A homenagem aos 100 anos de Samba - tema do Carnaval do Pelourinho deste ano - terá formas e cores traduzidas na decoração das ruas e largos do local. A festa, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realizada através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), destacará o centenário de gravação do primeiro samba no Brasil, Pelo Telefone, música composta por Donga. Quem assina a decoração é o experiente artista visual, designer e cenógrafo Ray Vianna, que começou a trabalhar com decorações de Carnaval aos 15 anos e promete o uso de uma linguagem que vai surpreender os foliões.

A arte no Carnaval da Bahia vai muito além da música e da dança. Transita também pelo universo das artes plásticas. Por isso, a homenagem aos 100 anos de Samba terá formas e cores traduzidas na decoração das ruas e largos do Pelourinho. O artista visual, designer e cenógrafo Ray Vianna assina o projeto, que tem como marco o centenário de gravação do primeiro samba no Brasil, Pelo Telefone, música composta por Donga. Personagens das diferentes vertentes do samba e instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, marcação e notas musicais integram a decoração, que irá compor uma unidade colorida, alegre e vibrante. Foram utilizados 750m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para produzir a decoração, que contará também com 20 bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas.

Para homenagear o ritmo musical genuinamente brasileiro, o Carnaval do Pelô reunirá os grandes bambas da Bahia nos palcos dos Largos do Pelourinho, Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quintas Berro D´Água, em uma grande festa que será aberta por Paulinho da Viola, Roberto Mendes e Samba Chula João do Boi na sexta-feira, 05 de fevereiro. Eles fazem o show Trajetória do Samba. Até a terça-feira de Carnaval, nomes como Riachão, Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro, Walmir Lima, Raimundo Sodré, Gal do Beco e Claudete Macedo homenagearão o ritmo musical genuinamente brasileiro.

 


Serão 15 grandes shows no palco principal do Largo do Pelourinho, montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Além dos shows de abertura e encerramento – Paulinho da Viola e BaianaSystem, o credenciamento do Carnaval da Cultura selecionou 13 projetos compostos por três artistas, promovendo encontros musicais memoráveis e inusitados. Nas ruas do Centro Histórico, a animação será garantida por 22 grupos musicais – banda de percussão, bandão e bandinha de sopro e percussão – e 10 grupos performáticos. Juntos, eles valorizam a tradição dos antigos carnavais de rua e abrem alas na folia para os mais variados estilos musicais.

Sem deixar de fora personagens das diferentes vertentes do samba, além de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, marcação e notas musicais, a decoração resultará em um conjunto que formará uma unidade colorida, alegre e vibrante, ocupando as principais praças, as ruas e largos internos do Pelourinho. O artista visual explica que foram utilizados 750m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para a elaboração da decoração que contará também com 20 bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas em situações diversas.

No extenso currículo de Ray Vianna, destaca-se a criação da identidade visual da Timbalada, que ainda hoje é uma forte referência do Carnaval; a produção telas e esculturas, onde são exploradas técnicas, materiais e diversas temáticas, a exemplo das obras que adornam espaços públicos de Salvador, como as tulipas brancas gigantes na praça da Av. Garibaldi; a obra “Odoyá”, dorso de peixe feito em aço e instalado em frente à praia do Rio Vermelho e o Caramuru-Guaçu, escultura em aço localizada em Piatã.

“Conceitualmente, procuramos mostrar a diversidade do samba. Ao mergulhar na pesquisa, encontramos um universo enorme a ser explorado, como os tipos de samba - samba de roda, samba chula, samba de breque, samba enredo, bossa nova - e os sambistas que podem ser a baiana do recôncavo, o cara de camisa listrada ou o destaque da escola de samba, dentre outros", afirma Ray Vianna. O artista foi o responsável pela criação da identidade visual da Timbalada, e por diversas obras que adornam espaços públicos de Salvador, como as tulipas brancas gigantes na praça da Av. Garibaldi; a obra “Odoyá”, dorso de peixe feito em aço e instalado em frente à praia do Rio Vermelho e o Caramuru-Guaçu, escultura em aço localizada em Piatã. O Carnaval do Pelô integra o Carnaval da Cultura, da SecultBA, que apoia centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas, numa programação pautada pela diversidade cultural. CENTENÁRIO DO SAMBA inspira decoração do Pelô. CARNAVAL DO PELÔ homenageia o centenário do primeiro samba gravado e abre espaço para pluralidade de estilos.



 


SAMBA

Nos primórdios do século XX, as primeiras expressões do samba surgiram como estilo descendente do lundu, nas festas dos terreiros entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mão. O tradicional samba de roda do Recôncavo Baiano – registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005 –, é uma das fontes do samba no Rio de Janeiro, que teve surgimento com as ‘tias baianas’, termo dado às baianas descendentes de escravos no final do século XIX e que deixaram Salvador por causa de perseguições policiais. As tias baianas são consideradas figuras influentes para o surgimento do ritmo e, dentre as principais, destacaram-se Tia Amélia, Tia Prisciliana e, talvez a mais conhecida delas tenha sido Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata.
Graças às tias baianas e seus filhos, tais como Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, e João da Baiana, o ano de 1916 entrou para a história da Música Popular Brasileira. ‘Pelo Telefone’, música composta por Donga, é considerada o primeiro samba a ser gravado no Brasil, de acordo com registros existentes na Biblioteca Nacional. A composição marcou o reconhecimento do samba como novo gênero musical. Além do samba de roda do Recôncavo Baiano, são considerados Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil as matrizes do samba no Rio de Janeiro – o partido alto, o samba de terreiro e o samba enredo, que se tornaram, ao longo do século XX, símbolos da identidade brasileira.


OBSERVAÇÃO SOBRE A DECORAÇÃO
"Quem acompanha os temas do Pelourinho, verifica-se que a decoração deste ano em relação aos anos anteriores, ficou a desejar", observa Lilian Cristina Marcon.

CARNAVAL DE SALVADOR 2016
notícias, fotos e novidades

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNAVAL
programação completa


BASTIDORES DA FOLIA
- Novidades do Carnaval de Salvador 2016
- 100 anos de Samba, tema do Carnaval do Pelourinho
- Carnaval Ouro Negro desfila com 94 entidades
- Programação do Carnaval Ouro Negro no Pelourinho
- Carnaval do Pelô reúne todas as cores, danças e ritmos
- Centenário do Samba será tema do Carnaval do Pelô
- Circuito Batatinha, programação oficial
- Carnaval Ouro Negro, programação oficial



Fonte : SECOM BA (01/02/2016 08:50) - FEVEREIRO 2016
Observação sobre a decoração : Lilian Cristina Marcon
Foto Divulgação FEV_20b : Rosilda Cruz - SECULT BA
Foto Divulgação FEV_20c : Eloi Correa - Gov BA
Foto Divulgação FEV_20d : Eloi Correa - Gov BA
Foto Divulgação FEV_20e : Eloi Correa - Gov BA
Foto Divulgação FEV_20f : Rosilda Cruz - SECULT BA

volta | contato

www.carnaxe.com.br